TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia na Educação

Resenha: Psicologia na Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  Resenha  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

A Psicologia na educação

Resenha:

A psicologia na educação contribui na interação entre alunos, professores, corpo docente e todos aqueles que vivem e interagem nesse ambiente (escola). Ela contribui para as mais diversas formas no universo educativo, através dos preparos dos conteúdos a serem aplicados a psicologia educacional, que visa estabelecer novos olhares para a compreensão de vivências que ocorre no dia a dia escolar, oferecendo um olhar conjunto reflexivo que possibilita o repensar novos rumos e estratégias que auxiliam a resolver questões e dificuldades encontradas diariamente.

Por ser a ciência que estuda o comportamento humano incluindo; sensação. Percepção, aprendizagem, emoção e inteligência, a psicologia é uma ciência que possibilita ao professor desenvolver conhecimentos, competências, habilidades, além de valores que permite a construção dos seus saberes nos desafios propostos no seu cotidiano escolar. Assim, a contribuição da psicologia no desenvolvimento do professor, permite a ele investigar suas ações e a partir delas transformar e construir os seus atos na vida dos docentes através de uma continuidade no desenvolvimento de sua identidade como educador.

Por ser o aluno um mediador no processo ensino/aprendizagem, a transformação de conhecimento passada pelo professor será importante e fundamental na formação deste indivíduo, pois o aluno é um ser ativo em seu desenvolvimento e formação afetivo-social, isso fica claro nessa relação do processo de ensino.

O maior objetivo do ensino é a construção do conhecimento pelo aluno e seu desenvolvimento eficaz no ponto de vista dos objetivos e resultados.O aluno precisa sentir-se inserido no processo do conhecimento sendo estimulado através dos conteúdos escolares a ele oferecido, possibilitando a ele uma troca que o leve a um contínuo interesse.

O indivíduo tem a necessidade de relacionamentos e se expressar através deles através dos seus sentimentos e necessidades de convivência e sociabilidade, assim, a psicologia aplicada a educação, busca mostrar que é possível através da interação professor/aluno, adquirir saber e cultura. O professor desempenha um papel fundamental nesse processo sendo mediador e proporcionando condições onde a troca mútua desses valores poderá ser concreta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com