TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia na maternidade

Por:   •  2/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

Marinha do Brasil

Hospital Naval Marcílio Dias

Escola de Saúde

             A psicologia da maternidade: Alguns aspectos da teoria e prática de intervenção.

A psicologia da saúde no âmbito da maternidade desenvolveu-se muito nas ultimas décadas. Não há mais uma visão de que o papel da maternidade seja simplesmente minimizar mortes e agravos decorrentes de problemas natais para as mães e bebês.

Percebe-se hoje em dia a necessidade de um cuidado bem mais amplo, que envolve todo planejamento familiar da gravidez. Deixa-se de analisar simplesmente o momento e passa-se a analisar todo o processo familiar.

O espaço da maternidade como instituição é extremamente complexo. Todos os profissionais estão envolvidos no processo de esclarecimento e acolhimento às mães e futuras mães. Há uma tendência de que, nos dias de hoje, as mulheres se planejem mais e tenham menos filhos. Isso faz com que a gravidez e todo o processo que a envolve não seja tão comum como antigamente. Apesar de todo desenvolvimento tecnológico e de comunicação, o processo de gravidez ainda é um mito para muitas famílias.

A intervenção psicológica na maternidade é uma atuação clinica, ou seja, diretamente ao paciente. Porém, é necessário ter em mente que as pacientes da maternidade não estão à procura de tratamento psicológico e sim pelo motivo óbvio que se vai a maternidade. Por isso a necessidade de que a intervenção seja global envolvendo todos os profissionais da instituição.

Deve-se então ter em mente a importância  da Psicologia da Maternidade, considerando suas especificidades e complexidades.

Integrantes : C-09 Ricardo

                     C-10 Andrade

                     C-12 Canuto

                     C-16 Ramon

                     C-22 Souza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com