TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia sociointeracionista

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.109 Palavras (25 Páginas)  •  1.240 Visualizações

Página 1 de 25

PLANO DE ENSINO

CURSO: ICH – Curso Geral

SÉRIE: 4º semestre

DISCIPLINA: Psicologia Sócio Interacionista

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 Horas/aula

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 Horas

I – EMENTA

Estudo da teoria do desenvolvimento do psiquismo de Lev S. Vygotsky (1896-1934) e de Henri Wallon (1879-1962), a partir das mudanças que acontecem ao longo da vida e suas relações com os processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto da história e da cultura.  

II – OBJETIVOS GERAIS

  • Compreender dos fundamentos teóricos e dos principais conceitos presentes nas teorias vygotskiana e walloniana acerca do desenvolvimento psicológico e suas relações com a aprendizagem e suas implicações para a construção da subjetividade.
  • Reconhecer as implicações dos aspectos sócio-históricos, culturais e afetivos para o desenvolvimento humano.
  • Diferenciar os conjuntos - motricidade, cognição, afetividade e pessoa - que, integrados e contextualizados em cada sociedade e cultura, constituem o homem.

III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

As competências descritas nos objetivos gerais serão desenvolvidas a partir das seguintes habilidades:

  • Discriminar as concepções epistemológica, gnosiológica e psicológica presentes nas teorias do desenvolvimento de Lev S. Vygotsky e Henry Wallon.
  • Analisar e relacionar os principais conceitos da abordagem sócio-histórica (mediação simbólica, significado e sentido, pensamento e linguagem; desenvolvimento e aprendizagem) com os processos psicológicos.
  • Analisar e relacionar os principais conceitos do pensamento walloniano (leis reguladoras do desenvolvimento, psicogênese da pessoa completa) com os processos do desenvolvimento humano.
  • Selecionar e aplicar os conceitos apreendidos nos contextos clínicos, escolares, psicossociais e psicoeducativos.

IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 – Fundamentos epistemológicos e gnosiológicos do pensamento de Lev. S. Vygotsky e Henry Wallon: o materialismo histórico dialético.

2 – Lev S. Vygotsky: vida e obra.

2.1 – Pressupostos do sócio interacionismo.

2.2 – Principais conceitos do pensamento de Vygotsky: mediação simbólica (instrumentos e signos); pensamento e linguagem (sentido, significado, consciência e atividade); desenvolvimento e aprendizado (zona de desenvolvimento iminente); o papel do brinquedo e da escrita no desenvolvimento. O significado das emoções, sentimentos e afetos na teoria vygotskiana.

3 – Henri Wallon: vida e obra

3.1 – Principais conceitos e o método de pesquisa de Henry Wallon: lei de alternância funcional; predominância funcional; fatores dinamogênicos; análise genética comparativa multidimensional; Psicogênese da Pessoa Completa: estágios do desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e implicações no âmbito social.

V – ESTRATÉGIAS DE TRABALHO

Com o objetivo de desenvolver no aluno a capacidade de identificar e aplicar os principais conceitos epistemológicos e psicológicos das teorias de Vygotsky e de Wallon, essa unidade de estudo utilizará as seguintes estratégias:

(A) Aulas expositivas com esquemas em que o professor irá salientar:

  • Principais características do desenvolvimento e aprendizagem segundo Vygotsky e Wallon e outras abordagens epistemológicas e psicológicas.
  • Os fundamentos teóricos, epistemológicos e ontológicos do desenvolvimento da inteligência na perspectiva de Vygotsky e de Wallon.
  • Principais conceitos da teoria vygotskiana e da teoria walloniana do desenvolvimento psicológico.
  • Principais características das etapas do desenvolvimento segundo Vygotsky e Wallon.

(B) Orientação para elaboração de relatórios, discussões em roda de conversa em sala de aula e trabalho em campo como forma de articulação da teoria com aspectos da realidade.

(C) Todas as aulas terão um tempo de 10 minutos reservados para discussão com os alunos sobre o tema pertinente à aula do dia. O tema e forma de discussão estão sugeridos (projeção de vídeo, fragmentos de texto e situações-problema) no Plano de Aulas.

ATENÇÃO: No sistema online há conteúdos e exercícios que podem ser utilizados pelo aluno como material adicional aos seus estudos. Informe o aluno a respeito disso.

VI – AVALIAÇÃO

No 1º Bimestre, o aluno será avaliado da seguinte forma:

Prova individual (valor = zero a 10,0) – A1 (peso 8), sem consulta, sendo 60% do valor total da prova com questões objetivas e 40% do valor total da prova com questões discursivas.

PROFESSOR ATENÇÃO PARA COMPOSIÇÃO DA AVALIAÇÃO: a prova deve conter 10 questões objetivas com valor de 0,6 cada e 02 questões discursivas com valor de 2,0 cada. Utilize o cabeçalho padrão.

Exercício (1) em grupo (valor = zero a 10,0) – A2 (peso 2): Confecção do material e aplicação do Jogo das Cores Proibidas; elaboração do relatório e discussão em Roda de Conversa (Orientações sobre o trabalho e TCLE em anexo).

A nota final de aproveitamento do aluno no 1º bimestre será a média ponderada das notas provenientes de A1 (peso 8) e A2 (peso 2):

NOTA FINAL=  (A1 X 0,8) + (A2 X 0,2)

No 2º Bimestre o aluno será avaliado da seguinte forma:

Prova individual (valor = zero a 10,0) – A1 (peso 8), sem consulta, com 10 questões objetivas (60% do valor total da prova) e duas questões dissertativas (40% do valor total da prova).

PROFESSOR ATENÇÃO PARA COMPOSIÇÃO DA AVALIAÇÃO: a prova deve conter 10 questões objetivas com valor de 0,6 cada e 02 questões discursivas com valor de 2,0 cada. Utilize o cabeçalho padrão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)   pdf (450.3 Kb)   docx (896.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com