TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologiab Da Educação

Artigos Científicos: Psicologiab Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

Nome: Rosaline Araújo de Morais

Professora: Alessandra Pereira Carneiro

Disciplina: Psicologia da Educação

Curso: Ciência da Computação

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

 Atividades Complementares

1) De acordo com as leituras sugeridas, elabore conceitos para: Inteligência Humana e Inteligência Artificial.

A Inteligência Humana pode ser entendida como um conjunto de funções que o homem inesperadamente já possui, havendo apenas a necessidade de ir se desenvolvendo e crescendo ao longo da vida, através dessas funções são produzidas combinações próprias, a inteligência Humana faz com que tenhamos a capacidade de se adaptar ao meio em que estamos sujeitos, juntamente possibilitando novos conhecimentos e tendo a disponibilidade de mostrar e escolher soluções lógicas para as situações que aparecem diariamente. Esse conjunto de funções já é algo que nasce com o homem. Os principais componentes da inteligência humana é a habilidade de raciocínio, memória, a linguagem e a emoção.

A inteligência artificial é uma inteligência que tem um funcionamento a base de sistemas computacionais, regidos por comandos dados por um programador, ela não tem a capacidade de se guiar por estímulos próprios. Assim como a inteligência humana, ela também utiliza o raciocínio lógico, a memória e a linguagem, mas falta-lhe um componente bastante importante da inteligência humana, a emoção que é uma reação a determinado estímulo ambiental, os inteligentes artificialmente ainda são incapazes de reagir instintivamente e desencadear qualquer emoção.

2) Comente a seguinte afirmação: “... cada vez mais a diferenças entre humano é ‘máquina’ são menos relevantes, com o crescimento das ciências como a inteligência artificial e a robótica, as máquinas, estão cada vez mais aptas a interagir com o humano e a acompanhá-lo no mundo real em tempo real. O que ainda marca a diferença são sem sombra de dúvidas, as emoções, mas nada que a moderna ciência, Emoção Artificial, não esteja já com grandes projetos e grandes execuções”.

A afirmação acima se refere no grande potencial da chamada Inteligência artificial em se aproximar ainda mais da inteligência humana, que é diferenciada basicamente pela inteligência artificial não ter a capacidade de sentir emocionalmente e em todos os aspectos instintivos, ou seja, de não possuir emoção. Mas com o grande avanço computacional que progride as chances de interação das maquinas com o humano em mundo real não é algo impossível, a emoção artificial que se cita acima já tem vários projetos, como por exemplo, as chamadas redes neurais que são redes artificialmente construídas para se assimilar aos neurônios do cérebro humano, inclusive na capacidade de aprender normas. Já há uma busca constante em similar o pensamento humano em sua essência, que vem se aperfeiçoando ao longo dos anos.

3) Organize uma síntese, apresentando as principais contribuições de PIAGET, VYGOTSKY e WALLON no campo da Psicologia da Aprendizagem. (A atividade 3 e somente para o grupo que estava em Cuiabá no período das aulas, sendo que os mesmos devem apresentar o trabalho de forma escrita e em forma de Seminário). Os mesmos podem consultar o livro “PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM” de Maria Eugênia Bertoldi – 2009 /PDF (Os alunos podem também consultar outros referênciais).

As teorias de Piaget, Vygotsky, e wallan trouxeram grandes contribuições para a psicologia da aprendizagem, as quais serão abordadas mais precisamente nos parágrafos abaixo.

Jean Piaget é considerado um dos pioneiros em desvendar a relação entre o homem e o conhecimento, Para Piaget o desenvolvimento cognitivo do individuo se desenvolve gradativamente e com constantes desequilíbrios e equilibrações. Seus pensamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com