TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologo Do Trabalho

Casos: Psicologo Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Os psicólogos do trabalho podem atuar em diversas áreas, como empresas, consultorias e órgãos públicos e sua atuação é de extrema importância, tanto para os funcionários, que são alocados em ambientes propícios às suas condições e habilidades, quanto para as empresas, pela rentabilidade proporcionada por um trabalhador satisfeito.

O estudo sobre o trabalho dos profissionais da limpeza pública aborda sobre a um grupo marginalizado pela sociedade. Costa (2002) enfatiza tal aspecto, destacando as más condições de trabalho às quais os profissionais da limpeza pública estão sujeitos, e que repercutem não apenas em sua saúde física, mas também em sua saúde moral e psicológica. O fenômeno da invisibilidade pública incute nos sujeitos sentimentos de indiferença e discriminação.

A partir da compreensão discursiva dos relatos dos garis foi possível perceber aspectos compartilhados pelos sujeitos em estudo, remetendo às representações sociais que o grupo tem sobre o trabalho que realiza. Observou-se a presença marcante da questão do preconceito. O lixo, objeto relacionado ao trabalho do gari e carregado simbolicamente de sentimentos como ojeriza e repugnância, acaba por se materializar na figura do “lixeiro”. No entanto, os garis ressaltam que tal quadro vem se amenizando na atualidade, e que já são vislumbrados hoje pela sociedade sentimentos positivos em relação ao trabalho que realizam. Outro fato marcante no discurso refere-se às más condições de trabalho da classe, como as questões salariais, as lesões osteo-musculares e o risco de contaminação. A valorização do trabalho que realizam aparece como o principal aspecto ideológico defendido nos discursos dos sujeitos. Em contrapartida, a possibilidade de perda desse trabalho é enfaticamente combatida, sendo esta possibilidade percebida pelos garis no fenômeno da terceirização. O intradiscurso observado remete a uma oposição interdiscursiva referente à valorização versus desvalorização da figura do trabalhador. Também se observa na temática da terceirização a oposição intra e interdiscursiva relacionada a trabalho público versus trabalho privado. Essa dicotomia subjacente à questão da valorização em relação à possibilidade do não trabalho pode indicar representações sociais positivas sendo influenciadas pela instituição, que é pública e, portanto, garante algumas vantagens aos trabalhadores, do que em relação à própria atividade. Sem elementos decisivos para tal proposição, sugere-se a partir deste estudo a realização de pesquisas em que se possam identificar as representações sociais de trabalhadores da limpeza urbana do setor privado que têm assumido o trabalho antes realizado pela empresa pública, a fim de investigar comparativamente as representações sociais de ambos os grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com