TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Do Psicólogo Organizacional e Suas Funções

Artigo: O Trabalho Do Psicólogo Organizacional e Suas Funções. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Artigo  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  1.065 Visualizações

Página 1 de 5

O Trabalho Do Psicólogo Organizacional e Suas Funções

A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas).23,6% dos psicólogos trabalham na área organizacional, o que a torna a segunda maior área da psicologia.

A psicologia está ligada a empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho. Tradicionalmente, as principais áreas da psicologia organizacional são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.

A psicologia organizacional é a psicologia que atua nas organizações: empresas, ONGs, instituições, governo. O papel do psicólogo nas organizações é o de um profissional que desenvolve estratégias para melhorar o ambiente de trabalho, em geral.

Se ele atua em uma empresa por exemplo, ele pode contribuir com a estruturação ou reestruturação da empresa como um todo: desde o número de funcionários até a faixa salarial de cada um deles. Cabe ao psicólogo organizacional entender os fenômenos relacionados à vida do sujeito e seu contexto. Do colaborador com a organização.

Devido a todo caminho percorrido pelo psicólogo até sua efetiva inserção na empresa, muito de sua atuação, hoje, traz resquícios de uma época anterior. Inovações são realizadas constantemente, mas não em volume suficiente para desconsiderar modelos e estruturas do passado. Muitas vezes, surgem dúvidas a respeito do verdadeiro papel do psicólogo, já que assume atividades burocráticas e administrativas, que não são exatamente as difundidas no discurso de trabalho da psicologia. Acaba por assumir funções de diferentes áreas e, frequentemente , substitui o trabalho da psicologia por outros que parecem ser mais necessários no momento.

A realidade mais frequentemente encontrada, todavia, é de empresas de pequeno porte, ou mesmo um pouco maiores, que possuem apenas um ou dois psicólogos funcionários. Neste contexto, o psicólogo organizacional acaba por assumir diferentes papéis, ora atuando como parceiro estratégico, ora como especialista administrativo.

A Psicologia Organizacional, no que se refere à administração de pessoas, trabalha em dois sentidos. Primeiramente, pelo pleno aproveitamento dos recursos humanos de uma organização, dispondo-os para que ofereça um maior rendimento organizacional (eficiência e produtividade).

E em um segundo plano, visa ao melhor nível de realização individual (satisfação pessoal e geral), objetivando o auxílio de pessoas e de organizações para que trabalhem de maneira eficiente na busca por metas comuns.

Parece que a melhor forma de inserção em uma organização é considerar as suas questões administrativas. Estas consistem em planejar metas sobre o que necessita ser feito nesta empresa, organizando como isso será concretizado. Partindo desse pressuposto, não há como excluir o trabalho da psicologia, o qual define os papéis de cada funcionário nesta construção, tais como definição de lideranças que encaminham tarefas e determinam sua realização.

A visão de psicologia dentro de uma empresa passa do sistema microssocial, que se refere às questões internas da instituição, tais como atividades e relacionamento de empregados e empregadores, para o macrossocial, referente ao contexto externo da instituição, que condiciona o seu modo de produção.

Ultrapassa o uso de instrumentos psicológicos, orientações individuais, dinâmicas e outras atividades técnicas, para desenvolver um olhar crítico sobre a organização, visando a uma administração estratégica. Estabelece, assim, um panorama que vai do trabalhador à empresa como um todo, tornando o trabalho do psicólogo progressivamente reconhecido.

O papel do psicólogo organizacional é fundamental, pois possibilita alcançar níveis excelentes de qualidade por toda a organização, atuando sobre os problemas organizacionais da gestão, diretamente ligada ao bem-estar dos colaboradores (funcionários), trabalhando na seleção de cargos e currículos, em projetos sociais, na resolução de conflitos internos, em práticas motivacionais, gerenciamento de plano de carreira, clima organizacional, programas de treinamento, mudanças organizacionais entre outras funções.

O psicólogo organizacional tem papel primordial de orientar seus líderes para gerirem pessoas alinhadas aos objetivos da organização. Além de desenvolverem e potencializarem as capacidades de cada um dos colaboradores, os psicólogos fazem questão de melhorar as relações interpessoais, a comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com