TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicoogia Juridica No Brasil

Monografias: Psicoogia Juridica No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia

&

Bioética

Fabio Anizio Rodrigues Dos Santos

RA: 8207984580

Psicologia :1b

Nos dias atuais os psicólogos lidam com situações delicadas no ponto de vista dos valores morais e éticos.

A bioética entrou em campo há 30 anos e te como objetivo analisar sistematicamente a conduta do ser humano. A psicologia desenvolve muitos conceitos oferecidos pela bioética.

A bioética possui caráter multi,inter, e transdisciplinar:

Multidisciplinar por ser composta por profissionais de todas as áreas ;Interdisciplinar porque propõe o dialogo entre as disciplinas e Tansdisciplinar por transcender especialidades,criando um saber comum entre as áreas no beneficio das pessoas e na resolução de dilemas éticos.Por isso a bioética e uma ponte entre as ciências da saúde e os princípios éticos e filosóficos que devem reger os atos dos seres humanos que estão decididos a cooperar com a assistência da saúde.

De forma discreta a psicologia vai se envolvendo no campo da bioética através da psicologia social que se preocupa com todos os assuntos sociais,como a violência, a pobreza e o meio ambiente.Da mesma forma a psicologia clinica que contribue com um pensamento sobre questões da relação do psicólogo,como profissional da saúde ,com seus pacientes.

A todo instante o ser humano passa por situações em que pode avaliar moral e eticamente suas ações e escolhas.Tendo em vista que a bioética e uma ética da vida,tudo aquilo que diz respeito a pessoa e ao outro esta nela contida.Contudo,não se pode descuidar das questões mais rotineiras ,comumente chamadas de decisões da vida ,para as quais os psicólogos são muitas vezes procurados a fim de fornecer auxilio.

Alguns dizem que os princípios éticos,bem como as questões das quais a bioética se ocupa ,são aplicáveis apenas as áreas biomédicas ,não podendo ser transportadas para a psicologia .Assim como a medicina,a psicologia ,na maioria das vezes,trata das pessoas no momento em que se encontram mais fragilizadas.Assim os dilemas éticos encontrados nas áreas da saúde,em função,principalmente,dos avanços da tecnologia,não são menos facilmente encontrados nessa área (Ludwig,zogbi,redivo / Muller,2005).

Mesmo as situações de psicopatologias pressupõem um tipo de organização e se traduzem em dilemas éticos ,no momento em que a pessoa em tratamento se encontra com determinadas características consideradas patológicas por exemplo.Isto desde o nascimento considerando as questões psicológicas envolvidas na escolha do cônjuge e na opção –ou não- pela maternidade/paternidade ,ate questões mais complexas ,como o aborto,a eutanásia e a questão da terminalidade e da morte,passando assim,por todo o desenvolvimento do ser humano.

Um principio importante e a discussão entre psicologia e bioética.Ela se refere a capacidade que a pessoa possui para decidir sobre aquilo que julgar ser o melhor para si mesma.Para considerar alguma pessoa autônoma,são necessárias algumas condições principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com