TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicopatas

Tese: Psicopatas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Tese  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de caso: PSICOPATAS S/A

a) Diagnóstico da situação atual:

Um psicopata pode estar em qualquer lugar, mas os lugares onde mais se concentram é em ambientes favoráveis aos seus objetivos, ou seja, ter poder, ser valorizado, se sentir superior aos demais, e com todo o seu poder tenta obrigar as pessoas a fazerem o que ele deseja; diante destes aspectos pode-se dizer que os lugares onde mais se concentram os psicopatas em ação, não nas empresas.

O psicopata é capaz de armar situações para eliminar do seu caminho as pessoas que possa estar atrapalhando seus planos e ele assumir o poder. Utiliza de argumentos e trama situações que irá favorecê-lo.

Faz-se de amigo, conquista as pessoas, mostra que possui fatores em comum, elogia a vítima para que ela sinta confiança e se aproxime, criando laços de amizade, age friamente e é muito calculista.

b) Análise da situação com possíveis soluções:

Para evitar que os psicopatas adentrem a empresa, é necessário um processo seletivo rígido, com atividades e perguntas relacionadas aos desejos e objetivos a curto, médio e longo prazo; realizar dinâmicas que exponham os candidatos em situações de valorização e de constrangimento, mas de uma maneira imperceptível, com o objetivo de descobrir quais serão suas reações em cada situação, também pode ser realizados testes psicológicos para ter informações que possam ser obtidas do seu inconsciente.

Mas se o psicopata já está na empresa, cabe ao setor de RH e seus liderem assim como colegas de trabalho observar suas atitudes em determinadas situações, caso o psicopata já tenha recebido alguma promoção, verificar quais os motivos que o levou a isso, comparando com todos que exercem a mesma função e possui em média o mesmo tempo de empresa.

Evitar expor sua vida, desabafar e ter um contato muito próximo, evitando dar a deixa para o psicopata ter informações que possa utilizar contra você.

c) Prognóstico da situação:

O objetivo é conhecer bem quem está prestar a entrar na organização, qual o tipo de personalidade, se está de acordo com os ideais da organização.

O acompanhamento de suas atitudes é entender qual o seu objetivo. Evitar contar segredo ou se expor, não significa maltratar a pessoa, mas ser conservador, não dando margem para o psicopata agir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com