TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicopatologia Especial Diagnóstico Diferencial

Por:   •  29/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

Psicopatologia Especial – Diagnóstico diferencial

Universidade Veiga de Almeida, 2019

Amnésia Dissociativa: incapacidade de recordar informações autobiográficas importantes que deveriam estar bem guardadas na memória e que comumente seriam prontamente lembradas.

Transtorno Dissociativo de Personalidade Múltipla: existência de duas ou mais personalidades distintas dentro de um indivíduo, com apenas uma delas evidenciando-se a cada momento. Cada personalidade é completa, com suas próprias memórias, comportamento e gostos de forma bastante elaborada e complexa. Em alguns casos há completo bloqueio de memória entre as personalidades, noutros casos há conhecimento podendo gerar rivalidades ou fraternidades. As personalidades podem ser do sexo oposto, ter idades diferentes e até de outras raças. 

Transtorno de Despersonalização: é a alteração da sensação de realidade do mundo exterior sendo preservada a sensação a respeito de si mesmo. O aspecto central da despersonalização é a sensação de estar desligado do mundo como se, na verdade, estivesse sonhando. Na despersonalização o indivíduo tem preservado o senso de realidade apesar de ter uma sensação de que o que está vendo não é real.

Diagnóstico diferencial:

Indivíduos com amnésia dissociativa podem relatar sintomas de despersonalização e auto-hipnóticos, enquanto indivíduos com transtorno dissociativo de identidade relatam lacunas significativas no senso de si mesmo e de domínio das próprias ações, acompanhadas por vários outros sintomas dissociativos. As amnésias no transtorno dissociativo de identidade incluem amnésia de eventos cotidianos, descoberta de posses inexplicadas, flutuações repentinas nas habilidades e na capacidade de julgamento. No transtorno de despersonalização, os sintomas não ocorrem no contexto de outro transtorno dissociativo, como por exemplo o transtorno dissociativo de identidade.

Na esquizofrenia, dois ou mais dos itens citados a seguir devem estar presentes por um tempo significativo durante o período de um mês (este tempo podendo ser reduzido, se tratado com sucesso): delírios, alucinações, discurso desorganizado, comportamento grosseiramente desorganizado ou catatônico e sintomas negativos. Já o transtorno bipolar pode ser caracterizado pela variação, às vezes repentina, de episódios de depressão com os de euforia (mania e hipomania) e de períodos assintomáticos entre eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com