TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicólogos

Seminário: Psicólogos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Seminário  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

1-Porque os Psicólogos alegam ser a Psicologia uma das disciplinas académicas mais antiga e ao mesmo tempo mais moderna? Explique porque a psicologia moderna é um produto tanto do pensamento do século X IX como do século XX.

R-Porque o estudo da psicologia vem há 2.400 anos, porém a psicologia moderna começou há 200 anos, e no Brasil a psicologia tem 50 anos.

2-O que é possível aprender com o estudo da história da psicologia?

R-Que a psicologia vem desde o século X IX, que houve um grande preconceito com as psicólogas mulheres, preconceitos com grupos étnicos, raça e que não existe uma verdade absoluta.

3-O que diferencia os dados históricos científicos?

Exemplifique de que maneira os dados históricos podem ser distorcidos.

R- Os dados históricos são materiais usados pelos historiadores para reconstituir os fatos da época, já os científicos baseiam em pesquisa em laboratórios observa o comportamento do mundo real. Os dados históricos podem ser distorcidos pelo próprio historiador, na tradução para outras línguas ou até mesmo de proposito ou descuido.

4-Como as forças contextuais influenciam o desenvolvimento da psicologia

Moderna?

R-Gerou mais possibilidades de trabalho, empregos para as áreas de seleção de pessoas, testes psicológicos, psicologia aplicada à engenharia.

5-Descreva os obstáculos enfrentados pelas mulheres, pelos judeus e pelos negros em busca de uma carreira na psicologia.

R- Eles sofreram muitos preconceitos, discriminação contra as mulheres existiu em toda a história da psicologia, elas não eram admitidas nos programas de pós-graduação ou eram excluídas do corpo docente, recebiam salários inferiores aos dos homens etc...

Os judeus não eram aceitos em maior parte das universidades e quando conseguiam se formar tinham dificuldade para obter uma posição acadêmica independente de suas credenciais, alguns mudavam os nomes para ter melhor chance de um emprego etc...

Os negros enfrentaram preconceito da psicologia em geral, quando eram aceitos em uma faculdade para brancos, sofriam uma enorme barreira para conseguir frequentar o curso etc,,,

6-como o processo histórico de qualquer campo determina e acaba restringindo os trabalhos individuais que merecem destaque?

R-Os dados históricos não podem ser repetidos nem reconstiruidos.uma situação ocorrida no passado,as vezes há séculos não tenha recebido o cuidado dos historiadores ao registrarem as particuliridades do evento na epoca

7- como o processo histórico de qualquer campo determina e acaba restringindo os trabalhos individuais que merecem destaque?

R-Personalista, visão de que a as mudanças na historia cientifica são causadas pelas ideias de um único individuo

Naturalismo,visão que as mudanças na historia cientifica atribuídas ao zeitgist,que torna a cultura receptiva a algumas ideias

8-O que é Zeitgeist? Como afeta a evolução da ciência? Compare o desenvolvimento da ciência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com