TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAIS OS TRÊS USOS DO TERMO PSICANÁLISE?

Por:   •  18/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 7

CAPÍTULO 5

 

1. Quais os três usos do termo Psicanálise?

A palavra Psicanálise pode ser utilizada para fazer referência a uma teoria, método investigativo e a uma prática profissional. A característica do termo Psicanálise enquanto teoria diz respeito a um conjunto de conhecimentos organizados sobre a maneira de funcionamento da vida psíquica. Freud estudou profundamente a psique humana e estabeleceu leis sobre o tema. O segundo uso, método investigativo, busca aquilo que está escondido, oculto nas palavras, ações, sonhos ou delírios dos indivíduos. Por fim, a prática profissional diz respeito à maneira de tratamento para estes problemas de ordem psíquica. Este tratamento se dá na forma de autoconhecimento, através da análise, permitindo a cura do paciente.

 

  1. Quais são as práticas de Freud que antecederam a formulação da teoria psicanalítica?

Formado em Medicina e com especialização em Psiquiatria, tratou de indivíduos que sofriam de “problemas nervosos”, durante certo tempo. Em Viena, utilizou a hipnose como forma de tratamento para pessoas com esses supostos problemas nervosos. Aplicou a hipnose sobre uma paciente chamada Ana O. que possuía diversas manifestações, tais como paralisia, contração muscular e dificuldades de pensamento, originados por um pensamento reprimido. Com as sessões de hipnose, tais sintomas deixavam de existir. O médico que acompanhava Ana, Breuer, denominou este método de catártico. A partir disso, Freud formulou a ideia do inconsciente, responsável por “armazenar” fenômenos psíquicos ruins para o indivíduo ou coisas boas que haviam se “perdido” no seu inconsciente.

 

  1. Quais foram as descobertas finais que configuraram a criação da Psicanálise? Freud, buscando compreender o motivo dos pacientes esquecerem muitos fatos de suas vidas, observou que eles, diversas vezes, ficavam constrangidos com pensamentos que lhes aconteciam. A partir disso, descobriu algo que ele viria a chamar de resistência. Esta seria uma força interior com o objetivo de não permitir a revelação de um pensamento. Além disso, observou o fenômeno da repressão, caracterizado por um processo que objetivava fazer desaparecer ou reprimir da consciência uma ideia que causava profunda dor sentimental. Tais aspectos estavam justamente localizados no inconsciente dos indivíduos e representavam a base do entendimento das neuroses. A investigação e cura dessas repressões é justamente o que busca a Psicanálise.

 

  1. Como se caracteriza a primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico?

Esta teoria sobre o funcionamento da personalidade foi apresentada por Freud em 1900, com o livro A interpretação dos sonhos. Estabelece a existência de três sistemas. O primeiro deles, o inconsciente, representa aquilo não presente no campo atual de consciência do indivíduo. Estão presentes no inconsciente pensamentos reprimidos que não poderão adentrar no pré-consciente ou no consciente. Além disso, tais pensamentos reprimidos podem já ter sido conscientes algum dia ou simplesmente pertenceram ao inconsciente desde sempre. O pré-consciente, por sua vez, representa a estrutura onde estão os conteúdos que podem ser acessados pela consciência. Ou seja, não está inserido propriamente na consciência, mas em um outro momento poderá estar. Por fim, o consciente diz respeito à estrutura que possui informações do mundo interior e do mundo exterior. Nele, estão inseridos o raciocínio, a atenção e a percepção. 

 

5.O que Freud descobriu de importante sobre a sexualidade?

Nos seus estudos, Freud percebeu que a maioria das questões reprimidas dos indivíduos tinham relação com conflitos de ordem sexual. Ou seja, experiências traumáticas nos primeiros anos de vida que ocasionavam problemas profundos na estrutura psíquica dos indivíduos. Descobriu ainda que a função sexual passa a existir logo após o nascimento. Além disso, a sexualidade se desenvolve de forma complexa até chegar à fase adulta. Obtenção de prazer e reprodução estão associados, contrariando os pensamentos da época, que relacionavam o sexo apenas à reprodução. Por fim, caracterizou libido como energia dos instintos sexuais (apenas deles).

 

6.Como se caracterizam as fases do desenvolvimento sexual?

De início, o ser humano relaciona a sua função sexual à sobrevivência e encontra o prazer no seu próprio corpo, havendo diversas zonas de prazer. Segundo Freud, o desenvolvimento sexual é progressivo e possui fases, sendo estas: fase oral (a zona responsável pela erotização é a boca), fase anal (o ânus corresponde à zona de erotização), fase fálica (a zona de erotização é o próprio órgão sexual). Após a fase fálica, ocorre um período de latência, menor atividade, que se estende até a puberdade. Durante a puberdade, ocorre a chamada fase genital, na qual o objeto de desejo deixa de estar no próprio corpo e passa a estar no outro.

 

7.Caracterize o complexo de Édipo.

O complexo de Édipo ocorre entre os 3 e 5 anos de idade, no período que compreende fase fálica. Sua característica é de que o menino tem sua mãe como objeto de desejo e o pai como um oponente. Nesse sentido, o menino procura copiar aspectos do seu pai, utilizando-o como referência de comportamento, absorvendo normas e regras representadas pelo pai. Em um momento futuro, desiste do seu objeto inicial, a mãe, por medo de perder o afeto do seu pai e passa a ter como objeto de desejo o mundo cultural e social (que agora já pode ser explorado, pois o menino já aprendeu regras básicas a partir da observação do seu pai). O mesmo processo também ocorre com o sexo feminino, havendo inversão apenas dos papéis.

 

8.O que é realidade psíquica?

A realidade psíquica corresponde a todo e qualquer conteúdo que o indivíduo assuma como realidade. É preciso compreender que nem tudo aquilo que uma pessoa compreende como sendo real é de fato realidade. Há situações que podem ser fruto da imaginação e terem força de realidade para o indivíduo.

 

  1. Como se caracterizam os modelos econômico, tópico e dinâmico do funcionamento psíquico?

Sob a ótica do modo econômico, os processos psíquicos ocorrem porque há uma quantidade de energia responsável por alimentá-los. O modelo tópico entende que existem diversos sistemas que compõem a estrutura psíquica que se distinguem quanto ao modo de natureza e funcionamento, possibilitando entende-lo como lugar psíquico. O modelo dinâmico, por fim, compreende que na estrutura psíquica há forças ativas em constante conflito, originadas pela pulsão. É preciso considerar os três modelos em conjunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com