TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL A IMPORTÂNCIAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA PRESERVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS PARA A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA?

Por:   •  14/3/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI – UAM        - CURSO DE PSICOLOGIA

SAMARA MONTEIRO DA SILVA

TÍTULO: QUAL A IMPORTÂNCIAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA PRESERVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS PARA A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA?

Trabalho apresentado para a disciplina de Sociedades e Comportamentos Grupais pelo Curso de Psicologia da Universidade Anhembi Morumbi, ministrada pela professora: Danusa Machado

Campus – Mooca

2021[pic 1]

SUMÁRIO

I.        Introdução        3

II.        Objetivos        5

III.        Conclusão ...................................................................................................        5

V. Referências Bibliográgicas................................................................................7  

  1. Introdução

Para esta atividade prática supervionada, em acordo com as orientações do docente em classe, respondeu-se  oquestionamento a seguir disposto: “Qual a importâncias das políticas públicas na preservação dos direitos humanos para a atuação do profissional da Psicologia?”

  1. Objetivos

Objetiva-se ao final desde documento alçar os niveis de aprendizagem adequados quanto a importâncias das políticas públicas na preservação dos direitos humanos para a atuação do profissional da Psicologia, apresentando exemplos adequados a tematica.

  1. Conclusão

Com base na pesquisa efetuada restou clara a importância de politicas públicas efetivas na preservação dos direitos humanos para a atuação de profissionais da saúde mental e social, principalmente aos psicologos.

Mas a principio vamos definir o que são “Politicas Públicas”: Politicas Públicas são, segundo o Manual virtual de Politias Públicas do Sebrae[1]:

“(...)São a totalidade de ações, metas e planos que os governos (nacionais, estaduais ou municipais) traçam para alcançar o bem-estar da sociedade e o interesse público. É certo que as ações que os dirigentes públicos (os governantes ou os tomadores de decisões) selecionam (suas prioridades) são aquelas que eles entendem serem as demandas ou expectativas da sociedade. Ou seja, o bem-estar da sociedade é sempre definido pelo governo e não pela sociedade. Isto ocorre porque a sociedade não consegue se expressar de forma integral. Ela faz solicitações (pedidos ou demandas) para os seus representantes (deputados, senadores e vereadores) e estes mobilizam os membros do Poder Executivo, que também foram eleitos (tais como prefeitos, governadores e inclusive o próprio Presidente da República) para que atendam as demandas da população.”

Tendo isso em vista, temos que, politicas públicas deveriam ser a representação da vontade do povo, com relação a suas próprias necessidades vitais.

Guardando esta definição, partimos a descobrir o que são os direitos humanos. Direitos Humanos, em linhas gerais  são, segundo da UNICEF[2] :

“Os direitos humanos são normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos. Os direitos humanos regem o modo como os seres humanos individualmente vivem em sociedade e entre si, bem como sua relação com o Estado e as obrigações que o Estado tem em relação a eles”.

Nesta linha, podemos definir que politicas publicas que respeitam as diretrizes dos Direitos Humanos, são aquelas que reconhecem a dignidade humana, de forma individual e coletiva, garantindo os principios de igualdade, inclusão, responsabilidade do estado  e não discriminação.

Sendo um psicologo um profissional de saúde que pode atuar em diversos seguimentos, incluindo aqueles voltados para proteções a direitos sociais, a prerrogativa que as politicas que resguardam estes direitos estejam vigentes e operante é  necessária.

Psicólogos que atuam em conjunto com assistentes sociais em comunidades, em abrigos, em casas de proteção a vitimas de violência doméstica, nas varas de familia do país e até mesmos em Centros de Atenção Psicosocial, são dependentes destas politicas que garantem seus postos e definem sua independencia  de trabalho nestes setores, de modo que possam agir sem interferencias politicas, religiosas e ideológicas em geral nestes casos.

Desta feita, em poucas linhas podemos afirmar que sem politicas publicas de proteção aos direitos humanos basicos, a psicologia e sua definição profissional seria extinta.

  1. Referências Bibliográficas

SITES: 

https://www.unicef.org/brazil/o-que-sao-direitos-humanos (Visualizado em  22 de novembro de 2021)

http://www.mp.ce.gov.br/nespeciais/promulher/manuais/manual%20de%20politicas%20p%C3%9Ablicas.pdf (Visualizado em  22 de novembro de 2021)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com