TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO

Por:   •  14/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 3

Questões

01-  De acordo com Chiavenato (2006), Maximiano (2006) e Megginson et al. (1998) os tipos de organização mais comuns são: Linear, Funcional e Linha-assessoria. Defina cada uma delas.

Linha ou linear é um modelo de forma piramidal que esclarece a linha do comando, ordem, obediência, comunicação e da autoridade. Com características ao sistema de punições e de regras.

Funcional é tipo de modelo organizacional que aplica seus conceitos na especialização funcional com características de estabelecer critérios e normas sobre um conjunto de atividades especificas.

Linha-assessoria é um modelo com junção dos tipos de organização linear e funcional para assim aumentar as vantagens desses tipos organizacionais e assim, diminuir as desvantagens.

02- Com base na leitura do fascículo sobre departamentalização e em pesquisas feitas na internet dê exemplos de empresas que utilizam os tipos de departamentalização citadas. (funcional, por produto, territorial, por cliente, por processo e matricial)

Empresa magazine Luiza, trabalha na departamentalização  territorial, é estruturada com empresas dispersas por várias regiões.

Corrêa Engenharia no Brasil, trabalha na departamentalização funcional,  é estruturada de acordo com as funções ou departamentos da empresa.

Empresa EMCOPA, trabalha na departamentalização por processo, é estruturada para indústrias e fabricas que contem os processos de produção separados por etapas.

A empresa Ultrafarma, trabalha na departamentalização de produtos, é estruturada para empresas com varias linhas de produtos ou serviços, onde cada divisão cuida de um produto especifico.

Empresa Lacoste, trabalha na departamentalização por clientes, é estruturada para empresas separada por tipos de clientes, normalmente é adotado por lojas de departamentos.

Empresa Vivo,  trabalha na departamentalização matricial é caracterizada pela união da Departamentalização Funcional, com a de Projetos ou Produtos.

03- Explique como funciona a departamentalização matricial. Cite as vantagens e desvantagens.

A departamentalização matricial funciona com grupos de pessoas com varias especialidades e funções trabalhando em cima de uma tarefas de tempo limitado.

As vantagens são permissão de uma comunicação com todos  e coordenação de atividades entre principais trabalhadores funcionais,assim oferecendo melhoras para que a organização responda rapidamente as mudanças.

As desvantagens são a violação da unidade de comando e começo de conflitos inevitáveis de duplicidades  e supervisão, enfraquecimento a cadeia de comandos e a coordenação vertical.

04- Segundo Megginson et al. (1998), delegação é o processo pelo qual os administradores distribuem e dão incumbência de realizar atividades – e a respectiva autoridade, para tanto – a outras pessoas na Organização. Com base na afirmação, você acredita que delegar poder é uma prática comum dos administradores? Quais as vantagens e desvantagens que podem ocorrer, na sua opinião, quando se delega poder?

Acredito que sim.

As vantagens de delegar poder é que se torna um funcionário de autonomia com poder de liderar, controlar dar ordens, com direitos totais de influenciar no comando de seus subordinados.

As desvantagens, que por ele delegar poder, as responsabilidades principais são dele, qualquer desempenho fraco ou ruim da organização, ele é o primeiro a ser cobrado, e to sempre pressionado a desenvolver as tarefas com eficiência pra gera uma boa desenvoltura organizacional.

05- Temos algumas consequências da desigualdade entre responsabilidade e autoridade, são elas: pouca autoridade e muita responsabilidade que podem resultar em frustração e ineficiência. Caso a autoridade seja maior do que a responsabilidade, pode levar a abusos e arrogância. Justifique a afirmação expondo sua opinião a respeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com