TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES A SEREM ANALISADAS E RESPONDIDAS:

Por:   •  2/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 7

QUESTÕES A SEREM ANALISADAS E RESPONDIDAS:

Existem histórias da Psicologia e diversos autores que subsidiaram o entendimento da Psicologia como produção humana. Discuta a importância de estudar a história da Psicologia.

Quais as contribuições de Sócrates, Platão e Aristóteles acerca dos objetos de estudo da Psicologia?

Qual contribuição de Aristóteles é considerada o primeiro tratado em Psicologia? Sobre o que postulava?

No Império Romano e na Idade Média o Cristianismo emerge como força religiosa e política que também monopolizava o saber e o estudo acerca do psiquismo. Quais contribuições dos filósofos nesse período?

Discuta o Zeitgeist do Renascimento.

Como a compreensão mecanicista do ser humano e o surgimento do conceito de consciência influenciaram nas possibilidades de aparecimento da psicologia como ciência?

O desenvolvimento da ciência moderna embasou-se em um paradigma positivista que postulava a necessidade de maior rigor científico como modelo para construção do conhecimento. Discuta as contribuições de Descartes e Comte nessa formulação.

“Os filósofos do século XVIII e XIX, que tinham a mente e o seu funcionamento como objeto de estudo de grande interesse, dividiram-se em duas escolas de pensamento: o empirismo inglês e o racionalismo alemão.” (PISANI, 1991, p.15). Diferencie a compreensão dessa duas escolas do pensamento.

A Psicologia Científica se instalou na possibilidade de mensuração dos fenômenos psicológicos. Quais as contribuições de Wundt para compreensão da Psicologia como ciência.

Diferencie o estruturalismo do funcionalismo.

Em que consistiria o introspeccionismo.

Apresente as duas Psicologias apresentadas por Wundt e a distorção das contribuições suas contribuições

Discuta como o monopólio de Wundt durou pouco tempo.

Quem foi Charles Darwin e qual sua contribuição?

Quem foi Francis Galton e qual sua contribuição?

Respostas:

1) Torna-se muito importante conhecer a história da Psicologia para compreender a diversidade com que a Psicologia se apresenta hoje, A construção da Psicologia está ligada a cada momento histórico, as exigências de conhecimento da humanidade, as demais áreas do conhecimento e aos desafios sociais e econômicos.

2) Sócrates (467 - 399 a.c.) Abre o caminho que seria muito explorado pela Psicologia, afirma que a razão é a principal característica do homem e que é essa característica que o diferencia dos animais.

Platão (427 - 347 a.c.) Procurou definir um "lugar" para a razão em nosso corpo, concebia a alma separada do corpo.

Aristóteles (384 - 322 a.c.) Corpo e alma não podem ser dissociados, a alma também é mortal, tudo o que cresce possui alma. Valoriza a observação como método para estudar os eventos naturais. Razão, percepção e sensação são diferentes.

3) Tratado De Anima, a psyché seria o princípio ativo da vida. Tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta, possui a sua psyché ou alma.

Plantas - alma vegetativa.

Animais - alma sensitiva.

Homem - alma vegetativa, alma sensitiva e também alma racional que tem a função pensante.

Diferenças entre a razão, a percepção e as sensações.

4) Santo Agostinho, inspirado em Platão - cisão entre alma e corpo.

A alma não era só a sede da razão, era a manifestação divina no homem, era imortal, liga o homem a Deus e é a sede do pensamento, a igreja passa a se preocupar com a compreensão da alma.

São Tomás de Aquino - Buscou em Aristóteles a distinção entre essência e existência - O homem na sua essência, busca a perfeição através da existência.

Só Deus seria capaz de reunir essência e existência, através de Deus o homem busca a perfeição. São Tomás de Aquino, encontra argumentos racionais para os dogmas da igreja católica.

5) Na época do Renascimento , surgia a compreensão mecanicista, a ciência postulava o homem como máquina, podendo ser estudado em partes. Neste mesmo período a ciência rompia com a igreja, deixando de considerá-la o centro de tudo, iniciava se a transição para o capitalismo.

6) O pensamento mecanicista entende o homem como uma máquina, o corpo separado da mente, o homem possui uma substância material e uma substância pensante. Torna possível então, o estudo do corpo morto, dessa forma, possibilita o avanço da filosofia, anatomia e o progresso da Psicologia como ciência.

7) Com Descartes surge a teoria do dualismo, separação de mente e corpo e o paralelismo psicofísico. Descartes acreditava que a realidade inteira respondia a uma ordem racional, pretendia criar um método que possibilitasse respostas exatas, para isso fundamenta seu método em quatro regras:

1- Nunca aceitar como verdade senão aquilo que vejo clara e distintamente como tal.

2- Decompor cada problema em suas partes mínimas.

3- Ir do mais compreensível ao mais complexo.

4- Revisar completamente o processo para assegurar-se de que não ocorreu nenhuma omissão.

Comte buscou aplicar rigorosos métodos científicos ao estudo dos fenômenos sociais, ou seja, a produção de conhecimento com base em evidências empíricas obtidas com experimentação, comparação e observação

8)

Empirismo Inglês

Racionalismo Alemão

A mente a uma tabula rasa onde seriam

impressas todas ideias e conhecimentos

por meio da experiência.

A mente tem capacidade inata, para gerar ideias,

independente dos estímulos do meio, diminuindo

a importância da percepção sensorial.

Nada existia que não tivesse passado

pelos sentidos.

Afirma que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com