TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES PRÁTICAS SOBRE O CONCEITO DE PROJEÇÃO E OS FUNDAMENTOS DO PSICODIAGNÓSTICO

Por:   •  27/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade: Questões práticas sobre o conceito de Projeção e os fundamentos do psicodiagnóstico.

1) Com relação à etimologia da palavra Projeção, o que se entende por esse conceito?

R: Em relação a esse conceito de projeção, ele passa a leva o sujeito a produzir um protocolo de respostas de tal modo que a estrutura do mesmo corresponde a estrutura de sua personalidade. Por tanto dizemos que esse conceito, tem como o intuito de arremessar, lançar ou se jogar. Baseando-se na psicologia o conceito de projeção, passa a ser como um espelho, projetado para o outro, lançando suas próprias características emoções e sentimentos. Para encerrar damos um exemplo, com esses aspectos destacados. Por exemplo: uma peça de teatro, o personagem durante sua performa-se no palco, ele (a) vai estar transmitindo suas emoções, características e sentimentos para as pessoas que estão assistindo, a peça de teatro. Assim a projeção é mais uma vez destacada.

2) Qual a diferença dos testes psicométricos e os testes projetivos?

R: Os testes psicométricos têm, como destaque principal os seguintes atributos, ele passa a mensurar quantitativamente aspectos da personalidade do sujeito, desenvolvimento da linguagem, competência de raciocínio. Nesse tipo de teste sua abordagem é “direta”, passando a ser “bem” estruturado, visando em avaliar e medir as características psicológicas de uma pessoa, bem como o comportamento dela em diferentes ocasiões. Neste seguinte teste, ele é correspondente a aplicação em duplas ou grupos, e uma de suas características, durante o teste existi uma resposta “certa” e outra “errada”, então é possível mensurar estes aspectos de forma a pontuar estas respostas, ou seja, quanto maior for a pontuação dessa pessoa, melhor será o seu desenvolvimento. Já em outros aspectos, os testes projetivos, passam á ser qualitativo. Ele tem como alvo principal avaliar a personalidade do testando e revelar conteúdos significativos de uma personalidade, sua aplicação passa a ser individual. Assim os testes psicométricos não preveem respostas certas ou erradas, todas as respostas que veem do sujeito são levadas em consideração.

3) O que na visão de alguns autores, os testes projetivos podem favorecer?

R: Por sua vez os testes projetivos, analogamente, levam o sujeito a produzir um protocolo de respostas de tal modo que a estrutura do mesmo corresponde a estrutura de sua personalidade. Em questão á esse teste, ele não o limite de “tempo”, com isso é possível ir a fundo nas respostas que o paciente, transmite para o psicólogo, assim ele vai caminhando até chegar em uma determinada conclusão. Com isso, os testes projetivos beneficiam uma probabilidade de juntar um certo plano com o paciente, ao chegar até então em um resultado adquirido. Por tanto, passa a ser uma testagem mais aberta ao diálogo, com o paciente.

4) Quais as características do psicodiagnóstico, segundo Cunha (2007)?

R: Segundo Cunha, é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos, passando a ser um processo cientifico, salientando que é ajustado em hipóteses já previamente confirmadas. Tendo assim, passa á ser um certo processo que obtém um tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com