TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENVELHECIMENTO ATIVO:CONCEITO E FUNDAMENTO

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 4

 ENVELHECIMENTO ATIVO:CONCEITO E FUNDAMENTO

         “O envelhecimento da população é, antes de tudo, uma história de sucesso para as políticas de saúde pública, assim como para o desenvolvimento social e econômico.”                                     

Gro Harlem Brundtland, Diretor-Geral, OMS, 1999.

O conceito envelhecimento ativo é um processo para aprimoramento das oportunidades de saúde, participação e segurança, com foco no melhoramento da qualidade de vida em todo transcorrer da vida. O envelhecimento ativo enfatiza uma participação continuada em inúmeras questões, dentre elas, sociais, culturais, econômicas, civis, espirituais, de bem-estar físico e mental. Aplicando-se há indivíduos, bem como, para grupos populacionais. (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2005)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) nos anos 90 criou o termo “envelhecimento ativo”, com o intuito de aprimorar a qualidade de vida ao passo que as pessoas envelhecem, ou seja, um envelhecimento saudável. (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2005)

PROGRAMAS E POLÍTICAS DE ENVELHECIMENTO ATIVO

“Quando políticas sociais de saúde, mercado de trabalho, emprego e educação apoiarem o envelhecimento ativo, teremos muito provavelmente: menos mortes prematuras em estágios da vida altamente produtivos; menos deficiências associadas às doenças crônicas na Terceira Idade; mais pessoas com uma melhor qualidade de vida à medida que envelhecem; à medida que envelhecem, mais indivíduos participando ativamente nos aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da sociedade, em atividades remuneradas ou não, e na vida doméstica, familiar e comunitária; menos gastos com tratamentos médicos e serviços de assistência médica.”

(ABODERIN et al., 2002)

Á vista disto, o governo atua na criação de políticas e programas com intuito que o envelhecimento ativo atinja todos os indivíduos. Pois o envelhecimento ativo foca a dignidade e os direitos humanos dos idosos atuando na promoção da saúde mental e das relações sociais, vistos que as mesmas estão intimamente ligadas ao bem-estar físico. E procede na busca para que todos os indivíduos tenham o máximo de  independência e autonomia. (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2005)

Os programas e políticas de envelhecimento ativo devem estimular os indivíduos para com a responsabilidade pessoal com relação a sua própria saúde, é o esforço pessoal para ter uma vida saudável, é cuidar seu físico, social, mental e espiritual. (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2005)

A World Health Organization (2005) entendem que estes programas também apoiam a criação de locais onde possam ser desenvolvidas atividades saudáveis. O envelhecimento ativo também tem foco para a diminuição dos custos com cuidados, pois o indivíduo que valoriza e atua de forma positiva em sua saúde,  e tem o auxílio do governo para que isto ocorra, estes de fato, trabalham por mais anos, reduzindo custos com cuidados e trazendo mais anos de produtividade do indivíduo para com a sociedade. Segundo o Centro para Controle das Doenças dos Estados Unidos em 1999 na World Health Organization (2005)  “para cada um dólar investido em medidas para estimular a atividade física moderada houve uma economia de 3,2 dólares em despesas médicas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com