TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Conceitos e Fundamentos de Educação a Distância (EaD)

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

Considerando a leitura das apostilas sobre os principais conceitos e fundamentos de Educação a Distância (EaD), responda as questões abaixo. Para realizar essa tarefa utilize um processador de textos, de preferência o Writer do pacote LibreOffice. O arquivo resultante deve ser enviado para o AVA.

1. Quais as principais diferenças entre a EaD e a Educação Presencial?

A principal diferença é que no ensino presencial o professor se faz sempre presente, já no ensino a distância existe uma separação física entre professores e alunos, e a comunicação é feita por meio de recursos didáticos e tecnológicos que compensam as dificuldades causadas pela separação do professor e aluno. Outra diferença é que a comunicação no ensino presencial é feita de forma síncrona (professor e aluno se comunicam ao mesmo tempo), já no ensino a distância normalmente é feita de forma assíncrona (o aluno manda e-mail ou faz questionamentos através de fóruns ao professor, que irá respondê-lo em um determinado momento e isso não ocorre instantaneamente). Existe também uma diferença que deve ser levada em consideração que é a produção do material didático, na EaD deve de ser produzido de forma que seja visado o auto aprendizado do aluno.

2. Descreva resumidamente um susbsistema da EaD, relacionando-o com seu curso.

Ensino: Faz parte de toda a sistemática e planejamento dos conteúdos, dos processos e das práticas estratégicas didáticas, sempre visando à aprendizagem. No curso de técnico em bicombustível os conteúdos devem ser elaborados de acordo com as disciplinas de forma que seja bem distribuídos e elaborados, visando o auto-aprendizado, tendo em vista que esse é um dos fatores que contribuí para um ensino/aprendizagem concreto e de qualidade, mas para isso também é necessária muita dedicação e empenho do aluno, já que na EaD exige muito mais dedicação e autonomia e o professor deve de assumir uma postura de orientador e mediador em todos os processos de ensino/aprendizagem. Esse é uma dos métodos de ensino que se aplicados ao curso irá contribuir positivamente no ensino/aprendizagem e em todos os demais processos (sistemas e subsistemas) na qual o curso está inserido.

3. Cite os principais atores da EaD e apresente uma descrição resumida de cada um deles.

Aluno: O aluno EaD tem que ser um aluno ativo e ir em busca do conhecimento, tem que ser crítico, criativo e interagir com o conhecimento com colegas tutores e professores, precisa saber utilizar as ferramentas tecnológica e trabalhar bastante seu planejamento individual para uma aprendizagem eficaz nas disciplinas. O Aluno de curso a distância precisa ir à busca da sua autonomia.

Professor: o professor na EaD não é apenas um simples professor ele deve assumir o papel de orientador, facilitador, incentivador e mediador em todos os processos, ou seja, deve de ser um mediador intelectual, mediador emocional, mediador gerencial, mediador comunicacional e mediador ético.

Tutor: O tutor é um acompanhante dos processos de aprendizagem e é responsável pela mediação pedagógica, de modo que, dirija, atue e supervisione o ensino aprendizagem, acompanhando todos os processos dos alunos para enriquecê-lo com seus conhecimentos e experiências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com