TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Função De Um Receptor Sensitivo?

Por:   •  17/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE – ALBÉRICO

  1. QUAL A FUNÇÃO DE UM RECEPTOR SENSITIVO?

Responde a um estímulo específico por meio da geração de um potencial gerador que, quando atinge o limiar de despolarização, gera um ou mais impulsos nervosos no neurônio sensitivo.

  1. QUAIS OS COMPONENTES E AS FUNÇÕES DO SNS, SNA E SNE?

SNS: neurônios sensitivos (transmitem informações para o SNC a partir de receptores somáticos ) e neurônios motores (conduzem impulsos nervosos do SNC exclusivamente para os músculos esqueléticos).

SNA: neurônios sensitivos (levam informações de receptores sensitivos autônomos para o SNC) e neurônios motores (conduzem impulsos nervosos do SNC para os músculos liso e cardíaco e para as glândulas.

SNE: neurônios sensitivos (monitoram mudanças químicas no sistema digestório, bem como o estiramento de suas paredes) e neurônios motores (controlam as contrações do músculo liso para impulsionar o alimento, as secreções dos órgãos e a atividade das células endócrinas).

  1. QUAIS SUBDIVISÕES DO SNP CONTROLAM AS AÇÕES VOLUNTÁRIAS E INVOLUNTÁRIAS?

Voluntárias: Sistema Nervoso Somático

Involuntárias: Sistema Nervoso Autônomo

  1. DEFINA ENCÉFALO E CITE SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES.

Encéfalo é o centro controlador para o registro de sensações, tomada de decisões e execução de ações. Ele é  centro da inteligência, das emoções, do comportaento e da memória. As suas principais funções são: contribui para a manutenção da homeostasia ao receber aferências sensitivas, integra informações novas e informações armazenadas, toma decisões e executa respostas por meio de atividades motoras. O encéfalo guia o nosso comportamento com relação a poutros indivíduos.

  1. DEFINA TRONCO ENCEFÁLICO E INDIQUE SUAS PRINCIPAIS PARTES ANATÔMICAS.

O tronco encefálico é a parte mais inferior do encéfalo e é contínuo com a medula espinal. É composto por bulbo, ponte e mesencéfalo.

  1. DEFINA DIENCÉFALO E INDIQUE AS SUAS PRINCIPAIS ESTRUTURAS ANATÔMICAS E FUNÇÕES GERAIS.

Diencéfalo é a parte que apoia o telencéfalo e nele estão presentes o tálamo, o hipotálamo e o epitálamo (glândula pineal). As principais funções do hipotálamo é de controle de sede, saciedade e temperatura corporal. Já o tálamo está envolvido em funções superiores (atenção, linguagem, memória...) e a glândula pineal – dentre outras funções – é responsável pelo controle do sono, está relacionada aos ciclos circadianos e produção de hormônios como a melatonina (hormônio do sono).

  1. DEFINA TELENCÉFALO E INDIQUE SUAS PRINCIPAIS ESTRUTURAS ANATÔMICAS E FUNÇÕES GERAIS.

O telencéfalo é composto pelo córtex cerebral e pelos núcleos da base. Suas principais funções são: inteligência, linguagem, consciência, memória, processamento da informação dos sentidos, inicia movimentos e influencia comportamentos emocionais.

  1. NA IMAGEM, É POSSÍVEL OBSERVAR O TRONCO ENCEFÁLICO E SEUS PRINCIPAIS COMPONENTES ANATÔMICOS. COM BASE NA IMAGEM ABAIXO, IDENTIFIQUE ESSES COMPONENTES E AS SUAS FUNÇÕES.

Mesencéfalo: recebe e coordena indormações relativas ao tônus muscular e postura corporal, reflexos visuais e auditivos

Ponte: controla a resposta e coordena a movimentação do corpo

Bulbo: respiração, batimentos cardíacos e vasocontrição.

  1. NAS IMAGENS ABAIXO É POSSÍVEL OBSERVAR LESÕES AS QUAIS, DENTRE OUTRAS ÁREAS ENCEFÁLICAS, COMPROMETEM GRAVEMENTE PARTE DOS LOBOS FRONTAIS ESQUERDO E DIREITO. COM BASE NAS FUNÇÕES GERAIS DOS LOBOS FRONTAIS, INDIQUE QUAIS SERIAM OS PROVÁVEIS EFEITOS NEUROFUNCIONAIS DECORRENTES DESSAS LESÕES.

As lesões nos lobos frontais provavelmente ocasionariam alterações na personalidade dos indivíduos, atingiria a áream motoria primária do córtex cerebral, o indivíduo teria complicações cognitivas e dificuldades na fala.

  1.  INDIQUE OS PRINCIPAIS ASPECTOS NEUROFUNCIONAIS OBSERVADOS NA IMAGEM ABAIXO EM RELAÇÃO A LATERALIZAÇÃO CEREBRAL E A DISTRIBUIÇÃO NÃO SIMÉTRICA DAS ÁREAS FUNCIONAIS.
  2.  DO PONTO DE VISTA NEUROANATOMOFUNCIONAL, POR QUE UMA SECÇÃO TOTAL DA MEDULA ESPINAL INTERROMPE A COMUNICAÇÃO DO ENCÉFALO COM AS ÁREAS ABAIXO DA LESÃO MEDULAR?
  3.  DESCREVA A ORGANIZAÇÃO DA SUBSTÂNCIA BRANCA CEREBRAL E INDIQUE A FUNÇÃO DE CADA GRUPO PRINCIPAL DE FIBRAS.

A substância branca é composta primariamente por axônios mielinizados de muitos neurônios, ou seja, ela constitui as vias de comunicação entre o SNC.

Fibras de associação: fazem a ligação entre diferentes regiões do córtex cerebral dentro de um único hemisfério

Fibras comissurais: ligam áreas idênticas dos dois hemisférios.

Fibras de projeção: conectam o córtex com qualquer outra área fora do córtex. Podem ser aferentes (leva informação do tálamo para o córtex) ou eferentes (leva informação do córtex para a medula espinal).

  1.  POR QUE A HIDROCEFALIA GERALMENTE APRESENTA-SE MAIS SÉRIA EM INDIVÍDUOS ADULTOS?

Porque quando há hidrocefalia em bebês, a caixa craniana ainda está suscetível a remoduações por ser ainda maleável, já em um indivíduo adulto, a caixa torácica já está completamente rígida e a probabilidade de “estourar” é bem maior.

  1.  DEFINA MEDULA ESPINAL E INDIQUE SUAS FUNÇÕES.

A medula espinal é uma estrutura com circuitos neuronais próprios, independentes de controcle cortical. Suas principais funções são estabelecer a comunicação entre o corpo e o sistema nervoso e agir nos reflexos (protegendo o corpo em situações de emergência em que é preciso que haja uma resposta rápida).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com