TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quando começou a colonização de Sergipe?

Seminário: Quando começou a colonização de Sergipe?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/7/2014  •  Seminário  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 5

A HISTÓRIA

Quando Começou a colonização de Sergipe?

A colonização do território onde hoje está Sergipe começou em 1590. Esse território fazia parte da capitania doada a Francisco Pereira Coutinho em 1934, que se estendia do Rio São Francisco até a Ponta do Padrão na Bahia.

Por que a capitania foi chamava a princípio Sergipe d’El Rey?

O território entre o Rio Real e o Rio São Francisco foi comprado pelo Rei D. João III, após o falecimento do donatário da capitania da Bahia em 1547, de seus herdeiros com a finalidade de barrar a incursões francesas.

Quem habitava Sergipe antes do processo de colonização Português?

Sergipe era habitado por tribos Tupinambá, Kiriri, Boimé, Karapotó, Aramuru entre outras, sendo que predominava aqui tribos tupinambás.

Antes da colonização os índios tiveram contato com os brancos(europeus)?

Sim. As expedições piratas franceses estabeleceram contato com as tribos do litoral sergipano, efetuando escambo, ou seja,troca de objetos (miçangas, espelhos, instrumentos de metal, etc. ) por Pau-Brasil. Essa relação entre franceses e índios ocorria de forma amistosa ao contrário da relação hostil empreendida pelos colonizadores portugueses. Em 1575, após solicitação de alguns chefes indígenas, padres jesuítas fundaram missões no território onde hoje está Sergipe. Foram criadas as missões de São Tomé (na atual Santa Luzia do Itanhy), Santo Inácio (as margens do rio Vasa-Barris em Itapuranga) e São Paulo (no litoral). Os jesuítas responsáveis pela catequização dos indígenas foram; Gaspar Lorenço e João Salônio.

Por que os portugueses usaram de violência contra os índios, antes da colonização?

Luiz Antonio de Brito organizou uma expedição, em 1575, para explorar a margem norte do Rio Real. Os índios se sentiram ofendidos devido a invasão de soldados nas roças indígenas, bem como, ao rapto de mulheres. O resultado foi a expulsão dos jesuítas e a resistência à ocupação portuguesa. Ao se aproximar da aldeia Santo Inácio, os índios locais se puseram em fuga. Esse fato foi tido como um ato hostil pelos portugueses, resultando numa ocupação violenta do território sergipano. Resultado, várias aldeias foram atacadas, provocando a morte do Cacique Surubi, o aprisionamento do Cacique Serigi e a fuga de Aperipê.

Como se deu a colonização de Sergipe?

Como pretexto de guerra aos índios, em 1589, Cristóvão de Barros comandou uma tropa de 5.000 homens e conquistou o território ao norte do Rio Real. Em dezembro de 1589 ocupou a foz do Rio Real. Após os confrontos o saldo foram 2.400 mortos e 4.000 índios escravizados. Em seguida, as tribos ao norte foram atacadas e destruídas. Em janeiro de 1590, Cristóvão de Barros, fundou São Cristóvão, a primeira povoação portuguesa no território sergipano. Considerada a quarta povoação mais antiga do Brasil, São Cristóvão foi a princípio localizada no litoral próximo a foz do rio Poxim, acima da foz do Vasa-

Barris, onde hoje está Aracaju. Essa povoação serviu como base das tropas portuguesas, e tinha como edificações; uma igreja, presídio e arsenal de armas. Posteriormente essa povoação será abandonada por ser vulnerável a ataques pelo litoral. A atual cidade de São Cristóvão está localizada numa colina próxima ao Rio Vaza-Barris. O distanciamento do litoral visava proteger a cidade de ataques de piratas franceses.

Como foi o processo de ocupação?

A capitania de Sergipe tornou-se estratégica devido a localização entre as Capitanias da Pernambuco e da Bahia. Por esse motivo a guerra justa contra os índios foi autorizada pela coroa portuguesa. A capitania sergipana tornou-se zona de passagem entre as duas capitanias mais prósperas do nordeste. Logo após a conquista do território e destruição dos aldeamentos indígenas, foram distribuídas sesmarias visando à ocupação do território. As primeiras sesmarias se dedicavam a criação de gado, animais de carga e alguns engenhos de pequeno porte.

Por que a criação de gado foi a principal atividade no processo de colonização de Sergipe?

Felisbelo Freire, o primeiro historiador de Sergipe, ao analisar o processo de colonização de Sergipe já argumentava “O sergipano antes de ser agricultor foi pastor”, pois antes mesmo de Sergipe ser colonizado, fazendeiros baianos já aproveitavam as águas do Rio Real para matar a sede do gado e criar rebanhos nas imediações do mesmo. Com a ocupação do território, a capitania foi aproveitada para criação de gado, se valendo dos rios na região, fornecendo carne bovina e animais de carga para as capitanias vizinhas. Isso permitia que as capitanias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com