TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quando os sonhos dos pais se tornam os pesadelos dos filhos

Por:   •  23/6/2021  •  Tese  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

Sabemos que todos os seres humanos, em alguma parte da vida, sonham com alguma coisa que querem para o seu futuro. Por não conseguir realiza-lo, por diversos fatores, al-gumas pessoas acabam passando isso para seus filhos, para que consigam realizar aqui-lo que eles não conseguiram.

Então, alguns pais começam a trabalhar isso com os filhos desde quando são crianças. Nessa tese, resolvi pegar como exemplo uma mãe que quer que sua filha siga a carreira de modelo. Desde bem novinha, a mãe já começa a colocar a criança em vários concur-sos, tira diversas fotos e acaba a tornando como “uma boneca” onde comanda o que a cri-ança deve ou não fazer.

Quando ainda é pequena, a criança acaba não entendendo o que está acontecendo e se-gue cegamente aquilo que a mãe manda, (por mais que algumas relutem) não escolhe roupa ou o que comer, só faz. Ao passar dos anos, vão surgindo vontades e as mesmas começam a debater de frente em alguns requisitos.

Ao chegar um ponto da vida, a filha acaba sabendo o que quer fazer da vida, o que pode muitas vezes ser o contrário do sonho da mãe e isso acaba gerando um conflito familiar que causam serios problemas, como crise de ansiedade e depressão. Algumas pessoas acabam seguindo aquilo que seus pais querem, mesmo não gostando, como é visto em vários filmes. Um exemplo disso, é no filme “A nova cinderela”, onde o garoto mais popular da escola, faz parte do time, treinado pelo seu pai que dita a sua carreira, mas na verdade o filho não quer seguir os passos, mas por um longo tempo segue por comodidade. Até que no final do filme ele sai no meio do jogo e o pai grita “você vai desistir do seu sonho?” e o filho responde “não pai, eu estou desistindo do seu.”

Voltando ao foco da tese, que é a mãe que sonha que a filha seja modelo, além dos pro-blemas psicológicos que já foram citados, existem outros, quando, por exemplo, a filha perde algum concurso e a mãe acaba ficando irritada e diz que a culpa é da filha, o que faz com que ela se culpe e fique muito mal por isso.

Ao falar de modelo, falamos de estética. Muitas vezes, a mãe que sonha com a filha sendo modelo, acaba a submetendo a certas coisas, como, por exemplo, alimentação controlada para que tenha um corpo perfeito.

Conversando com uma menina que preferiu não se identificar, que passou exatamente por isso e hoje tem 18 anos e já mora sozinha, por não ter aguentado a pressão, disse que desde pequena foi submetida a uma dieta que tinha que ser seguida, para que, segundo sua mãe e seu pai, tivesse o corpo que precisava para conseguir ser modelo. Aos 12 anos de idade, foi colocada em uma academia, onde treinava todos os dias, quando, na verda-de, só queria brincar. E isso se prolongou até os 17 anos, onde ela desistiu de tudo e en-trou em uma seria “luta” com os pais, onde eles diziam que todo tempo investido nela foi em vão.

Outro ponto importante que deve ser ressaltado, é a questão que além de problema psico-lógico, pode acabar afetando a saúde, em casos que meninas que são induzidas a essa carreira de modelo ficam tão neuróticas para não decepcionar os pais, que focam em ter um corpo perfeito e acabam desenvolvendo anorexia e/ou bulimia, o que pode levar a mor-te.

Alguns pais são tão rígidos com isso que acabam não olhando o lado dos filhos, acabam proibindo os filhos de conversarem com outras pessoas e focam apenas em concursos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com