Questionário Sobre Avaliação Psicossocial
Por: raianeoliver • 19/5/2025 • Trabalho acadêmico • 399 Palavras (2 Páginas) • 19 Visualizações
COMO SURGIU? NEUROPSICOLOGIA
No Egito no se tinha bastante noção sobre o que seria o cérebro e na Grécia Antiga, se considerava o cérebro como um lugar de pensamentos e sensações. No século III AC, foi descrita a anatomia do cérebro, na idade média os estudos avançaram e foi estudado o cérebro dos animais e puderam ver que poderia ser comparado ao do cérebro humano, mas com algumas diferentes proporções.
Decartes insistia que a glândula pineal era a sede da mente, em 1820 afirmavam que as funções mentais não dependiam de certa parte do cérebro, mas que no caso funcionava como um todo. Deram sequência nos estudos e foram descobrindo que a nossa fala vem do hemisfério esquerdo localizada no lobo frontal, valorizando as atividades cerebrais acreditando que cada aprendizado era de uma região funcional do cérebro.
Neste século xix, haviam poucas pessoas com consideradas “lunáticos” e “idiotas “mas eles já eram distanciados da sociedade e descriminado, Jean Esquinol desenvolveu métodos de avaliações em métodos físicos e verbais.
Na Inglaterra em 1884 Sir Francis Galton, em seu laboratório de psicométrico pesquisava sobre saúde mental e física, acreditavam que os conhecimentos humanos se desenvolviam através dos sentidos, e os com inteligências superiores teriam habilidades mais avançadas, com isso ele criou testes de descriminação sensorial e de coordenação motora.
Um amigo de Galton desenvolveu os cálculos de estatísticas, múltipla correlação, correção linear, e testes de chi-square. Sendo testes de observações experimentais. Com isso veio vários estes e estudos, então chegou à conclusão de que apenas velocidade de manual e julgamento de comprimentos e distancia podem distinguir a criança como diferentes ou normais.
A inteligência é considera como “a capacidade do indivíduo” de pensar, de agir, saber lidar com as coisas, David Wechsler marcos com seus vários testes, sendo utilizados até hoje.
Alexandrer Luria elaborou testes funcionais, atenção sensoriais, primarias secundarias e terciarias, e como avaliar o funcionamento cerebral e a compreensão do lobo frontal, e aos poucos ficou conhecido no mundo todo.
E com tudo esses estudos surgiu a neuropsicologia é uma ciência que estuda as funções cerebrais, surgiu no século xx, com o objetivo de fazer avaliações de diagnostico diferencial, a presença de disfunção cognitiva, para poder localizar alterações no cérebro contribuindo no planejamento dos tratamentos. Hoje em dia já temos vários exame avançados nas tecnologias, como ressonância magnética, tomografia computadorizada, que são um enorme avanço nas avaliações e tratamentos.
Referencia
.
...