TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Realizado com a Profissional Especializada em Avaliações Neuropsicológicas

Por:   •  20/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.825 Palavras (8 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 8

Resultados

Questionário realizado com a profissional especializada em Avaliações Neuropsicológicas

Psicóloga Carmen Vania de Moraes Ramires

  • O que é Neuropsicologia?

É  a ciência que estuda as funções do cérebro, suas alterações e como influenciam no comportamento.

  • O que esta especialização abrange? Ela pode ser trabalhada em conjunto com outra área de terapia?

 Não Sei se entendi Está pergunta. Mas pode trabalhar Com outras áreas, sim.

Quando identificado uma depressão ou ansiedade, por exemplo. É fundamental o acompanhamento com psicoterapia.

  • Quais são as principais tarefas e responsabilidades de um Neuropsicólogo?

 identificar as queixas, fazer uma anamnese muito bem feita, conversar com pessoas próximas para confirmar a percepção pessoal do paciente, definir o material adequado para fazer a avaliação, corrigir quantitativamente e observar qualitativamente o desempenho do paciente ao realizar as tarefas, concluir os resultados, fazer o relatório e se encontrar com paciente e se ele desejar ou acharmos necessário um responsável para dar a devolutiva.

  • Segundo o CEP existem três campos de atuações que são fundamentais na área do Neuropsicólogo, quais são esses campos? Quais são os objetivos?

 As áreas de atuação da Neuropsicologia são a clínica, em hospitais, consultórios particulares, clínicas, auxiliando no diagnóstico e prognóstico e intervenção dos pacientes,  na área jurídica, auxiliando em decisões sobre interdições e indenizações por exemplo e na área acadêmica, produzindo artigos, teses, estudos trazendo novos conhecimentos e desenvolvendo novos instrumentos para avaliar interpretar os casos.

  • Quais são as demandas de avaliação Neuropsicológica?

A demanda vem quando aparecem queixa cognitiva, de desempenho ocupacional e na vida diária do indivíduo. Em caso de desordem cerebral adquirida (AVC, TCE etc..), de transtornos neuropsiquiátricos( humor, ansiedade, TDAH etc..) de abuso de substâncias  e de suspeita de alterações relacionadas ao envelhecimento ( Envelhecimento normal, declínio cognitivo, demências etc..)

  • E qual seu objetivo principal?

O objetivo principal é auxiliar no diagnóstico clínico e diferencial e no planejamento de intervenções adequadas e personalizadas.

  • Quais são os aspectos do comportamento que observa durante a avaliação neuropsicológica?

 No meu caso, que atendo, principalmente, idosos, os aspectos comportamentais que observo são, velocidade de resposta, impulsividade, agressividade, adequação, tremor, rastreamento visual...

  • Como esses dados observados influenciam na sua avaliação?

Os aspectos  comportamentais são muito importantes para avaliação qualitativa. As vezes o resultado quantitativo não aparece tão alterado, quando o paciente tem uma reserva cognitiva boa, alta escolaridade por exemplo, mas no contato pessoal aparece respostas e atitudes inadequadas. Ajuda muito no diagnóstico diferencia.

  • Existem mudanças ou meios que facilitam o seu trabalho?

uma das coisas que facilita o trabalho são as tabelas para correção dos testes. Agiliza muito não ter que fazer tudo manualmente.

  • É difícil ser uma Neuropsicóloga em uma cidade do interior? Visto que, a pouco, a especialização foi reconhecida, ou não vê diferença nisso?

Sim, bem difícil.  Muitos médicos ainda não conhecem o trabalho que fazemos e  alguns que conhecem, sabem pouco como utilizar no dia a dia. Então os encaminhamentos não são muitos, principalmente pra quem trabalha com adultos e idosos. E o valor de uma avaliação ainda assusta um pouco as pessoas. Em tordo de R$1.000,00.

  • Como se dá a relação entre avaliação neuropsicológica e características socioeconômicas? As características socioeconômicas podem influenciar o desenvolvimento neurocognitivo? E até que ponto se dá essa influência?

influencia bastante. A condição socioeconômica, na maioria das vezes, define o local de aprendizado, a alimentação, a qualidade dos estímulos e cuidado que o paciente tem acesso . E isso impacta diretamente na condição cognitiva de qualquer pessoa. Tanto que existem dois tipos de tabelas para correção dos testes, sempre considerando essas características.

  • O que te levou a escolher a área de Neuropsicologia?

Como psicologa, eu sempre trabalhei com idosos, desde os estágios da faculdade.
E comecei a sentir falta de informação e instrumentos para trabalhar com as perdas cognitivas.
Então descobri a neuropsicologia e se encaixou perfeitamente às minhas necessidades.

  • Como é a sua rotina de trabalho?

Atendimentos de uma hora, e para avaliação realizamos quantos encontros forem necessários para fazer as entrevistas para anamnese, concluir a aplicação dos testes e fazer a devolutiva.

Também é necessário reservar um tempo na agenda para correção dos testes aplicados e fazer os relatórios

  • Como você lida com a falta de reconhecimento e encaminhamento?

Acredito que nós  somos responsáveis por melhorar esta questão.  Então o ideal é que os profissionais desta área programem-se para divulgar seu trabalho. Façam visitas aos médicos para explicar como a avaliação pode auxiliá-los. Assim vamos aumentando a rede.

  • Qual a relação entre a neuropsicologia e as linhas teóricas da psicologia

A neuropsicologia conversa com as outras abordagens da psicologia, acrescentando conhecimento, principalmente abordagens como a comportamental e a cognitivo comportamental se beneficiam muito quando se tem uma visão neuropsicologica do paciente

Questionário realizado com a profissional especializada em Atendimentos Clínicos

Psicóloga Joyce Yvo

  • O que é o Psicólogo clinico?

O psicólogo clínico está apto a realizar atendimentos com diversas demandas e faixas etárias, bem como atendimentos voltados à crianças, adolescentes, adultos, idosos, famílias.

          *    Como é realizado os atendimentos ?

   Os  atendimentos podem acontecer tanto a nível individual quanto grupal, como o objetivo de auxiliar os sujeitos a se conhecerem melhor e a lidar de forma mais assertiva com seus conflitos e tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (137.1 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com