TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Sobre Freud

Por:   •  30/11/2018  •  Abstract  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 5

LEITURA DIRIGIDA DO TEXTO:

KUPFER, Maria Cristina. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1989, p. 7

Leia atentamente o texto referido e responda as questões abaixo:

1. Apesar de ser estudado também por educadores, Freud não escreveu nenhum texto específico sobre aprendizagem. Quais eram as principais preocupações de Freud?

R: Suas preocupações eram predominantemente as de um clínico interessado em livrar as pessoas de peso das neuroses (embora ele tenha descoberto depois que se pode, no máximo, livrar alguém de seus sintomas e que, no caso das neuroses, pôde-se apenas atenuá-las).

2. Freud, por sua própria posição frente ao conhecimento, gostava de pensar nos determinantes psíquicos que levam alguém a ser um "desejante de saber?. Quem Freud incluiu nesta categoria e por quê?

R:Nessa categoria, Freud incluiu os cientistas que devotam a vida á pergunta por quê, e também as crianças que em uma determinada fase, bombardeiam seus pais com por quês .

3. Segundo Freud, por que a criança pergunta tanto?

R: Para Freud, a criança que pergunta tanto sobre tudo, na verdade, está interessada somente sem dois porquês , um seria por que nascemos e morremos ou dito de outra forma, de onde viemos e para onde vamos.

4. Para Freud, há um momento capital e decisivo na vida de todo ser humano. Que momento é esse? Por que Freud considerava esse momento tão importante?

R: O momento seria o da descoberta da diferença anatômica. Esse momento é muito importante, pois é quando os meninas e as meninas conseguem se diferenciar, “descobrem” que o mundo é dividido em homens e mulheres, em seres com pênis e sem pênis. Mas na realidade , a diferença está na interpretação dada a esse fato; entender que de fato, falta algo.

5. Explique o que Freud denominou de Angústia de Castração?

R: Angústia de castração, é a angústia de meninas e meninos , que ao entender que “algo falta”, traz a luz as antigas perda, como os seios e às fezes.

6. Como o texto define o Complexo de Édipo?

R: Segundo o texto, complexo de Édipo , é o processo através do qual uma menina se define como mulher, e o menino como homem (ou vice-versa), depois de terem extraído das relações com o pai e a mãe as referências necessárias a essa definição.

7. Que relação existe entre as diferenças sexuais e o desejo de saber?

R: A criança descobre diferenças que a angustiam. É essa angústia que a faz querem saber. Os instrumentos de que a criança pode dispor são as “investigações sexuais infantis”. Essas investigações são sexuais, mas não claramente. Como um menino pode pensar que homens pensam diferentes do que as mulheres porque eles têm pênis.

8. Para Freud, as primeiras investigações são sempre sexuais e não podem deixar de sê-Io: o que está em jogo é a necessidade que tem a criança de definir, antes de mais nada, seu lugar no mundo. E esse lugar é, a princípio, um lugar sexual. O que tem isso a ver com a pergunta ?de onde viemos e para onde vamos"?

R: Esse lugar sexual é situado, a princípio, em relações aos pais. Em relação aquilo que os pais esperam que ele seja. Em relação ao desejo dos pais. “De onde viemos”, equivale a perguntar, “qual é a minha origem em relação ao desejo de vocês?, porque me puseram no mundo? , para atender a quais expectativas? e esperando que eu me torne o que?”

(para onde vamos?).

8. Espera-se que, ao final da época do conflito edipiano, a investigação sexual caia sob o domínio de repressão. Porém, parte dela ?sublima-se" em "pulsão" de saber, associada a "pulsões de domínio" e a "pulsões de ver". Porque, para a Psicanálise, o desejo de saber associa-se com o dominar, o ver e o sublimar? Explique cada um desses três verbos relacionados com o desejo de saber. p. 82-83

R: Subliminar: Para Freud, as investigações sexuais são reprimidas. E não é a educação a maior responsável por isso. As crianças deixam de lado a questão sexual por uma necessidade própria e inerente a sua constituição. Não porque lhes dizem que é feio, mas por que precisam renunciar a um saber sobre a sexualidade. Precisam nada saber sobre isso. Precisam nada sabe sobre isso, e não porque não podem mais saber sobre sexualidade. E por isso, deslocam os interesses sexuais para os não-sexuais. Desviam a energia concentrada para objeto não-sexuais. Mas não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com