TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário para psicologia

Tese: Questionário para psicologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Tese  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  311 Visualizações

Questionário de Psicologia

(pag. 65 e 66)

1) Pensar a criança completa, concreta e contextualizada significa abrir mão de caráter universal e a historia do desenvolvimento. Wallon construiu sua teoria sobre essa base. Como você poderia justificar a escolha feita por ele?

R: nesse sentido, o adulto e o mediador entre a criança e ela mesma, entre ela os elementos do mundo cultural onde nasce essa diferenciação entre a criança e o meio que envolve a comunhão afetiva estabelecida constitui a primeira relação com a emoção.

2) Wallon descreve o desenvolvimento infantil como uma construção progressiva, em que se sucedem períodos com predominância alternadamente afetiva e cognitiva. A que correspondem as atividades predominantes em cada etapa?

R: para Wallon não apresenta as etapas de desenvolvimento numa ordem alienar essas alternâncias afetivas e cognitivas ou a predominância de um aspecto sobre o outro nas diferentes idades das crianças, fica mais clara.

3) De acordo com a teoria Walloniana, o fundamento do psiquismo é a emoção, que opera a passagem do mundo orgânico para o social. A partir desse pressuposto discuta:

* O que caracteriza essa Passagem?

a passagem de estádio emocional ao sensorio-motor e projetivo e uma passagem de atividade Tonica automática e afetiva

*Qual papel do meio humano no processo?

Nessas etapas as formações das atividades construídas pelas crianças passam por reformações. Ora preponderam os aspectos feito, voltado para o mundo humano, ora os cognitivos voltados para o mundo físico, que se alteram proporcionando características próprias em todas as etapas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com