TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questoes sobre psicologia familiar

Por:   •  3/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Mariane C.Lopes da Silva

Professora: Marcela Pastana

1) Qual é a importância, na formação em Psicologia, de pensar sobre as relações familiares?

2) Cite três diferentes possibilidades de atuação do psicólogo junto às famílias.

3) Que fatores são importantes para pensarmos sobre as relações familiares na atualidade? Descreva três deles.

A importância parte do seguinte aspecto que todo indivíduo, desde o nascimento necessita ser cuidado, e isso ocorre geralmente dentro de uma família. É dentro do ambiente familiar que ele se sentira cuidado, amado, querido, por mais que essa família passe por conflitos é dali que vai partir o seu desenvolvimento.
A família é a responsável pela estruturação de cada indivíduo, onde ele nasce, cresce e se desenvolve psíquica e emocionalmente, formando sua identidade e personalidade, portanto, o objetivo da família é educar os filhos para a vida. A partir de tudo isso que à medida que o desenvolvimento acontece, a criança aprende a respeitar, amar e ser solidária, em contraponto aprende a lidar com os sentimentos de ódio, inveja, rivalidades e ciúmes originados dos conflitos infantis, consolidando-se a identidade da família na sociedade. Durante o desenvolvimento são observadas algumas influências que podem definir a maneira de ser de cada indivíduo, construindo assim, sua identidade enquanto ser humano. A necessidade de pesquisas na área de "família", principalmente sob a perspectiva do desenvolvimento humano, que se caracteriza por estudar as fases de desenvolvimento do indivíduo considerando o que acontece na "família" enquanto grupo, tem sido salientada, particularmente, por Kreppner (1992). Para esse autor, a ênfase no contexto familiar e seu impacto sobre o desenvolvimento individual da criança, particularmente durante períodos de transição, ajuda-nos a compreender como os diferentes modos de realizar as tarefas de desenvolvimento podem afetar o desenvolvimento individual. 

O psicólogo pode atuar junto à família de diversas formas três delas:

O Psicólogo Hospitalar e a Família do Paciente, o acompanhamento junto à família e o paciente, pois ambos vivenciam um momento de crise, também existe o temor de seu falecimento, pela dificuldade de compreensão que existe com o paciente, também pela distancia que é imposta pelo ambiente hospitalar o que impede a família de cuidar do ente querido.

No hospital, o psicólogo hospitalar também estará realizando avaliação e atendimento psicológico aos familiares, apoiando-os e orientando-os em suas dúvidas, angústias, fantasias e temores. Junto à família, o psicólogo deverá atuar apoiando e orientando, possibilitando que se reorganize de forma a poder ajudar o paciente em seu processo de doença e hospitalização. Não se pode perder de vista a importância da força afetiva da família. Ela representa os vínculos que o paciente mantém com a vida e, é, quase sempre, uma importante força de motivação para o paciente na situação de crise. (CHIATTONE, 2006, p. 32)
O psicólogo que atua em Varas de Família ou que realiza trabalhos a ela encaminhados desenvolve práticas próprias à área da Psicologia Jurídica. Entende-se como psicólogos jurídicos não só aqueles que exercem sua prática profissional nos tribunais, mas também os que trabalham com questões diretamente relacionadas ao sistema de Justiça. O psicólogo que atua com questões próprias às Varas de Família desenvolve seu trabalho em uma demanda originalmente direcionada ao Judiciário, e não a um psicólogo. No entanto, compreende-se que, quando o processo é encaminhado ao setor de Psicologia, é como se o Estado respondesse ao demandante que aquele problema não pode ser resolvido juridicamente se não forem compreendidas, avaliadas ou trabalhadas algumas questões emocionais, ou seja, indica-se a pertinência de um trabalho interdisciplinar para o encaminhamento da questão. Nesse sentido, no trabalho que o psicólogo venha a realizar na Justiça, especialmente em Varas de Família, é recomendável que o profissional inicialmente decodifique, de acordo com o conhecimento teórico da Psicologia, as perguntas e demandas que lhe são dirigidas, procurando interpretar a problemática de acordo com o referencial próprio à sua disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com