TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Familiar

Por:   •  30/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é o pensamento sobre a influência explícita ou implícita que o contexto familiar tem no desenvolvimento dos adolescentes e jovens, para que, conhecendo, se possa intervir para o influenciar, através de intervenções intencionais e sistemáticas. Dentro deste contexto iremos apresenta a Teoria Ecológica dos Sistemas de Bronfenbrenner na formação do indivíduo e discorre sobre as funções, deveres e papéis que devem ser desempenhados pela família.

A FAMÍLIA DO ADOLESCENTE

A família é o primeiro sistema social no qual o ser humano é inserido quando de seu nascimento. O sistema familiar é um sistema aberto – quando saudável – e dinâmico. Ele muda com o passar do tempo: modificações no número de membros – por entrada ou saída – e processo de desenvolvimento – entrada ou término de etapas, por exemplo.

Cada membro do sistema passa por uma série de papéis de acordo com a idade, sexo e inter-relações, dentro e fora da família – por exemplo: ser filho, neto, irmão, estudante.

Existe uma interdependência dos membros do sistema familiar de forma que cada papel desempenhado por eles altera e retroalimenta o sistema.

De acordo com a Teoria Ecológica dos Sistemas de Bronfenbrenner, o indivíduo se desenvolve dentro de um sistema de relações que são afetadas por múltiplos níveis do ambiente mais próximo. O ambiente é dividido em níveis:

MICROSISTEMA -  ( primeiro e mais interno ) padrões e atividades de interação do entorno proximal do indivíduo. A palavra interação se refere às trocas bidirecionais entre o indivíduo e o seu meio.

MESOSISTEMA -  engloba conexões entre microsistema como o lar, a escola, a vizinhança, a creche, etc. que fomentam o desenvolvimento do indivíduo.

EXOSISTEMA - se refere aos cenários sociais próximos que afetam as experiências dos indivíduos. Podem ser relações formais como o local de trabalho dos pais, os serviços de saúde e bem estar da comunidade, a rede social da família ou mesmo membros da família extensa.

O Exosistema é muito importante no apoio ao desenvolvimento do indivíduo. Pesquisas mostram que famílias isoladas por ausência ou escassez de vínculos sociais ou formais – como o desemprego, por exemplo – mostram um percentual elevado de conflitos.

MACROSISTEMA - o nível mais exterior do modelo de Bronfenbrenner consiste nos valores, leis, costumes e recursos de uma cultura particular. A ação do macrosistema recai por vias indiretas na qualidade do mesosistema. Por exemplo: as políticas sanitárias interferindo na qualidade do ambiente de creches ou escolas.

Vimos como, em cada um dos sistemas, a "Teoria Ecológica dos Sistemas" nos mostra a importância e a interdependência das relações familiares no desenvolvimento do indivíduo. Queremos falar um pouco também sobre as funções e deveres da família. Para isso citaremos Rodrigo e Palacios (1998).

As autoras nos apontam quatro funções e quatro deveres importantes da família. As três primeiras funções são descritas como cenários:

1- Onde se constroem pessoas adultas com uma determinada auto-estima e um determinado sentido de si mesmo.

2- De preparação onde se aprende a enfrentar desafios, assim como assumir responsabilidades e compromissos que orientam os adultos na direção de uma dimensão produtiva, plena de realizações e projetos integrados no meio social.

 3- De encontro entre gerações onde os adultos ampliam seu horizonte vital formando uma ponte na direção do passado (geração dos avós) e outra na direção do futuro (a geração dos filhos). O "material" principal para a construção e comunicação entre as gerações é, de um lado o afeto e do outro os valores que regem a vida dos membros da família e que servem de inspiração e guia para suas ações.

4- Na quarta função a família é descrita como uma rede de apoio social para as diversas transições vitais que o adulto deverá realizar: busca de parceiro, de trabalho, de moradia, de novas relações sociais, aposentadoria, velhice, etc.

Como deveres básicos da família são colocados:

1- Assegurar a sobrevivência dos filhos, seu crescimento saudável e sua socialização dentro dos comportamentos básicos de comunicação, diálogo e simbolização. Essa função vai mais além, se estende aos aspectos que permitem transformar um ser humano biológico em um ser psicológico.

2- Aportar a seus filhos um clima de afeto e apoio, sem os quais o desenvolvimento psicológico saudável não é possível.

3- Aportar aos filhos a estimulação necessária para transformá-los em seres com capacidade para se relacionar competentemente com o seu meio físico e social, assim como também para responder às demandas e exigências necessárias à sua adaptação ao mundo no qual lhes toca viver.

4- Tomar decisões quanto à abertura a outros contextos educativos que compartirão com a família a tarefa da educação das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com