TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Psicologia

Trabalho Universitário: Questões De Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  4.812 Visualizações

Página 1 de 8

Capítulo I

Questões

1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).

R: Os dois se correlacionam, pois o cotidiano é o conhecimento adquirido no dia-a-dia, por meio das experiências vividas, e também pode se dizer que é um conhecimento intuitivo, inconsciente. Já o cientifico é a investigação do conhecimento cotidiano, o afastando da realidade, para compreendê-lo melhor, utilizando alguns métodos como a experimentação.

2. Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.

R: Senso comum é conhecimento do cotidiano, passado por gerações, que às vezes pode ser um habito ou tradição. Como por exemplo, quando alguém esta resfriado, a pessoa faz um chá quente de uma determinada erva, ou toma uma sopa para amenizar os sintomas. Não o tem noção das propriedades medicinais do chá ou ate da sopa. Mas mesmo assim sabe que isto ajuda. 

3. Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.

R: Quando se integra determinados conhecimentos ao senso comum, outros saberes, de varias áreas do conhecimento humano, que nos faz ter uma teoria simples e que nos dá uma visão de mundo. Quando por exemplo alguém vê uma pessoa magra, e a julga com um pré-conceito. A denominamos, pelo simples fato de haver a mistura do senso comum com termos de conhecimento científico, que às vezes não o sabemos o verdadeiro significado.

4. Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum.

R: Há vários exemplos, como: rapaz complexado, menina histérica, fiquei em choque, tenho trauma disso, ficar neurótico. Usamos esses termos, sem definir o verdadeiro significado dessas palavras, mas que às vezes se aproximam do conceito científico. Mesmo assim o outro entende o que se quis dizer, sem conhecer o significado científico da palavra.

5. Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles

abrange?

R: Estes domínios são todas as formas de conhecimento humano, como a arte, religião, filosofia, ciência e senso comum. A arte abrange sensibilidade e emoção que são expressos por pinturas, musicas ou danças. Filosofia, que se preocupa com a origem e o significado da existência humana, que eram mais especulações dos povos antigas como os gregos. A religião, abrange a formulação de conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, seus mistérios, princípios morais, e que muitos desses conhecimentos religiosos estão em um livro muito conhecido judaico-cristão, a Bíblia. Ciência abrange os conhecimentos adquiridos por meio de investigações, experimentações e conseqüentemente comprovações. Senso comum abrange o conhecimento das experiências vividas.

6. Quais as características atribuídas ao conhecimento científico?

R: É um conjunto de conhecimento sobre o objeto estudado, expressado por uma linguagem precisa e rigorosa. Conhecimentos esses, obtidos por meio de pesquisas, de maneira programada, sistemática e controlada, assim permitindo a verificação de sua validade. E por fim possibilitando a reprodução da experiência. Essa forma de saber pode ser transmitido, verificado, utilizado e desenvolvido.

7. Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?

R: O senso comum é o conhecimento adquirido no cotidiano, pode ser por habito ou tradição e quando se estabelece passa de geração em geração, conhecimento esse adquirido pelas próprias experiências vividas. O conhecimento cientifico, é adquirido de maneira programada, sistemática, suas condições devem ser isentas de emoções, assim tornando válida para todos. Este conhecimento tem sua linguagem rigorosa. Métodos e técnicas específicos, e essas características permitem a reprodução igual todos às vezes, desse conhecimento.

8. Quais são os possíveis objetos de estudo da Psicologia?

R: A princípio é a subjetividade do ser humano, mas varia de acordo com as metodologias de abordagem do ser estudado, pois uns dirão que o objeto estudado é o comportamento humano, outros dirão que é o inconsciente, outros a consciência, e ainda a personalidade.

9. Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a

Psicologia?

R: Os motivos responsáveis pelos vários objetos da Psicologia podem ser explicados pelo fato deste campo ter-se constituído como área do conhecimento científico só muito recentemente, apesar de existir a Filosofia enquanto preocupação humana. Outro motivo que pode ser citado é que sendo o 'homem' o objeto da Psicologia, o pesquisador confunde-se com o objeto pesquisado. Portanto, a concepção de 'homem' que o pesquisador traz consigo (confunde) contamina a sua pesquisa em Psicologia. Isso ocorre principalmente porque há várias concepções de 'homem' entre os cientistas.

10. Qual a matéria-prima da Psicologia?

R: O homem em todas as suas expressões e tudo o que está sintetizado no termo subjetividade.

11. O que é subjetividade?

R: Síntese singular e individual que cada um de nós constrói conforme vai vivenciando as experiências da vida social e cultural. É construída internamente a partir dos estímulos e vivências externas. Enfim, a subjetividade é a maneira de sentir, amar, pensar, fantasiar, sonhar e fazer de cada um.

12. Por que a subjetividade não é inata?

R: A subjetividade não é inata porque ela precisa da vivência do mundo externo para ser construída. E essa construção é feita aos poucos, Enquanto o indivíduo modifica o mundo exterior constrói sua subjetividade (em seu interior). Portanto não poderia ser inata ao homem.

13. Por que as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia científica?

R: Elas não podem ser comprovadas cientificamente porque tem como objeto a alma do indivíduo e não o 'homem' em sua totalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com