TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Aec 2

Artigo: Questões Aec 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 5

1) O Behaviorismo radical é a filosofia que embasa a análise do comportamento. Quando falamos de Behaviorismo, estamos discutindo questões filosóficas que orientam nossa forma de entender o mundo ou parte dele. O Behaviorismo Radical e a Análise do Comportamento tratam do ser humano e de seus comportamentos, no entanto, abordam esses assuntos de maneira diferente, e o conhecimento derivado de cada um desses campos de saber é produzido também de modos diferentes.

2) A definição de reflexo caracterizava um modelo causal e mecanicista influenciado pelo positivo, uma relação linear entre causa e consequência, a noção de reflexo em si mesma aludia a uma força que causava o comportamento. Influenciado pelo modelo Darwiniano e pelo físico Ernest Mach, Skinner se propõe a modificar a noção de “empurrão” incutida no conceito de estímulo, substituindo a noção de causalidade mecânica pela noção de relações funcionais. Skinner reinterpreta reflexo como uma correlação entre dois eventos observáveis.

3) Os eventos privados são tomados como legítimos objetos de estudo pelo Behaviorismo Radical, resgatando a introspecção e o estudo da consciência, não como método, mas como comportamentos em seu próprio direito. Justifica-se um tratamento diferenciado para estímulos privados e respostas encobertas face à acessibilidade restrita desses eventos, mesmo que, segundo Skinner, não exista qualquer diferença de natureza em relação às suas contrapartes públicas. A introdução do conceito de eventos privados permitiria, segundo Skinner, lidar com os problemas da subjetividade de forma científica.

4) O Behaviorismo Radical retoma como instância privilegiada o ambiente, além de aceitar o comportamento privado como objeto de estudo e não aceitar a noção de variáveis intervenientes como causas do comportamento. O modelo skinneriano é selecionista, histórico e determinista-probabilístico, as explicações teleológicas também não têm espaço nesse modelo. O Behaviorismo Radical é uma filosofia monista, opondo-se ao dualismo dos demais Behaviorismos. Outro ponto importante no Behaviorismo Radical é a superação do modelo positivista de ciência.

5) A seleção por conseqüências é um modo causal encontrado unicamente em coisas vivas ou em máquinas feitas por elas, no qual comportamentos individuais ou comportamentos a nível cultural e características biológicas são selecionadas pelas consequências que produzem no ambiente. Skinner postula como primeiro nível de seleção por consequências o nível filogenético. No nível de seleção filogenético, as características biológicas da espécie variam e as variações que melhor se adaptam ao ambiente são selecionadas e transmitidas para as gerações seguintes. É a própria teoria evolucionista, de Charles Darwin. No nível ontogenético há um segundo tipo de seleção, o condicionamento operante, em que o organismo opera sobre o ambiente modificando-o e sendo por ele modificado. As consequências do comportamento aumentam ou decrescem a probabilidade do comportamento voltar a ocorrer. No nível cultural, segundo Skinner, uma prática é selecionada a partir do seu valor de sobrevivência para o grupo “e, quer gostemos disso ou não, a sobrevivência é o critério final”. É um nível de seleção mais complexo que os demais, visto o entrelaçamento de contingências comportamentais. A metacontingência é a unidade de análise desse nível de seleção.

6) Comportamento de birra de uma criança: fazer birra para comer doce. Os pais não dão doce para a criança se ela pedir em um tom de voz baixo, no entanto se ela começar a fazer birra (gritar, chorar, rolar no chão) em determinado momento os pais desistem e entregam o doce reforçando assim esse comportamento, aumentando a probabilidade de ocorrência do mesmo.

Comportamento de pedir água: o sujeito está privado de água e emite o comportamento verbal de pedir água e recebe água, isso reforça esse comportamento (a forma de pedir água para alguém).

Comportamento de estender a mão para o ônibus: o sujeito está em um ponto de ônibus e estende a mão quando o ônibus aparece, este para e ele entra no ônibus, dessa forma o comportamento é reforçado.

Comportamento de dizer que está com fome: quando uma criança está privada de comida, emite o comportamento verbal “mãe, estou com fome” e a mãe lhe da comida, dessa forma o comportamento verbal é reforçado.

Comportamento de chorar de um bebê: quando um bebê está privado de alimento, chora e a mãe o amamenta, isso reforça o comportamento de chorar quando estiver com fome.

7) Porque faltam dados conclusivos que comprovem a influência desses fatores no comportamento humano, além do mais, quanto mais o comportamento humano for explicado através dessas causas, menos o psicólogo se fará necessário. No que se refere a causas neurais, Skinner afirma que as condições específicas do nosso sistema nervoso não são as causas de um determinado comportamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com