TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Psicologia

Monografias: Questões De Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

Questões

1. Qual a relação entre o cotidiano e o conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).

R: De modo geral, as pessoas têm um certo conhecimento mesmo que pequeno e superficial do conhecimento científico, no qual elas usam para explicar ou compreender as mais diversas situações cotidianas. Existe uma relação entre o cotidiano e conhecimento cientifico, pois eles se aproximam porque a ciência se refere aquilo que é real, por outro lado eles se afastam porque a ciência se afasta da realidade para fazer dela objeto de seu estudo. Podemos exemplificar essa relação pelo fato de uma dona de casa usar uma garrafa térmica para fazer manter o café quente, essa dona de casa sabe o tempo que esse café permanecerá quente, sem que para isso faça nenhum tipo de cálculo ou conheça sobre as leia da termodinâmica.

2. Explique o que é senso comum. Dê exemplo desse tipo de conhecimento.

R: Senso comum é o conhecimento que é resultado das experiências e vivências do cotidiano. É um conhecimento intuitivo e espontâneo. O senso comum é um conhecimento que vai desde o hábito a tradição e esse conhecimento perpassa de geração para geração. Quando uma pessoa sente dor no fígado, geralmente ele toma um chá de boldo, esse procedimento é resultado de um conhecimento que foi transmitido pelos seus pais ou avós, sem que eles tivessem conhecimento farmacológico.

3. Explique o que você entendeu por visão de mundo.

R: A compreensão que nós temos da visão de mundo é que ela é fruto do conhecimento do senso comum aliado aos conhecimentos produzidos pelos outros setores da produção do saber humano. Essa junção e mistura desses saberes produz uma teoria simplificada que chamamos de visão de mundo.

4. Cite alguns exemplos de conhecimento da psicologia apropriados pelo senso comum.

R: O senso comum é o conhecimento acumulado durante toda a vida e na área da psicologia não é diferente, as pessoas costumam fazer uso de vários termos dela, como por exemplo: quando uma pessoa vivencia algo ruim, costuma dizer que ela ficou traumatizada, ou ainda quando ela tem manias chamamos de neuróticos, e etc.

5. Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?

R: Além do conhecimento intuitivo, o homem possui outros conhecimentos e são eles: o senso comum, ou seja, o conhecimento acumulado no cotidiano que é transmitido de geração para geração, a filosofia é conjunto de pensamento sobre a origem e com o significado da existência humana, outro conhecimento é o da religião que se constitui no conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, seus mistérios, princípios morais, a arte também é um conhecimento humano na qual é utilizada para expressar emoção e sensibilidade e a ciência.

6. Quais as características atribuídas ao conhecimento científico?

R: O conhecimento cientifico é caracterizado por possuir um objeto especifico de estudo, ter uma linguagem rigorosa, métodos e técnicas especificas, processo cumulativo do conhecimento e objetividade. Além disso, para um conhecimento ser cientifico ele precisa ser passível de verificação e isento de emoção.

7. Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?

R: A psicologia do senso comum está ligada as ações inconscientes ou não para o domínio da vida cotidiana, independente de conhecimento. São acontecimentos do dia-a-dia que vivenciamos a cada momento, seja numa paquera, estudo, descanso, venda etc. Ele produz suas próprias teorias na tentativa de facilitar nossa vida cotidiana, integrando de modo precário o conhecimento humano. Quando tratamos do conhecimento científico envolvemos a atividade de reflexão, é pautado na realidade cotidiana, pensamos sobre ela, procuramos “... compreender, elucidar e alterar esse cotidiano, a partir de seu estudo sistemático” (p.16), abstraímos para compreendê-la melhor. Enquanto a primeira vivencia a vida cotidiana livremente, com suas formas espontâneas, a segunda interpreta de forma organizada e sistêmica, permitindo transmiti-lo, verificá-lo, utilizá-lo e desenvolvê-lo, caracterizando-se num processo contínuo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com