TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões: Didática do Ensino Superior

Por:   •  23/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.249 Palavras (21 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 21

Didática do Ensino Superior

A NATUREZA DO TRABALHO DOCENTE

Questão 1 - Marque a resposta correta, a partir da seguinte afirmativa: “Para ser professor universitário basta dominar os conteúdo específicos de sua disciplina e ter carisma”. Podemos dizer que tal afirmativa, pelo menos no Brasil, é bastante comum e que ocupa o imaginário social com muita frequência. Por sua vez, é possível dizer que tal afirmativa é:

  - Falsa, porque saber um conteúdo específico não é a mesma coisa de saber promover o processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo.

O professor universitário precisa enfrentar vários desafios: desde a constante desmotivação dos alunos, que muitas vezes não se interessam pelos chamados conteúdos específicos até novas demandas, como por exemplo, saber articular tais conteúdos específicos com a complexidade do contexto que marca a nossa contemporaneidade. O domínio de um determinado conteúdo e o do respectivo saber fazer (saberes profissionais diversos) não se transformam automaticamente em saber didático que permita ao professor exercer bem o seu papel no ensino. Isso significa dizer que aqueles que escolhem exercer a atividade docente precisam adquirir, desenvolver e construir esses conhecimentos e habilidades específicas. Diante dessas considerações a afirmativa apresentada do enunciado dessa questão é falsa pela própria justificativa apresentada na quarta alternativa.

Questão 2 - Para os autores com os quais trabalhamos nesta aula, a principal característica do trabalho docente é a relação face a face com o outro. O objeto do trabalho docente é outro ser humano, tal qual o trabalhador. Entre as consequências dessa particularidade, podemos afirmar que esse trabalho:

  - Envolve questões de poder, conflitos e valores, o que torna o exercício da profissão docente mais complexo.

Ter o outro e, consequentemente, a relação com esse outro no centro de seu trabalho e de sua prática vai exigir do professor lidar com questões de poder em função dos papéis e lugares que cada um dos sujeitos envolvidos nessa relação ocupa: trabalhar construindo relações mais democráticas e simétricas é algo que vai exigir muito preparo por parte do professor. Lidar com questões de poder e complexo e exige complexas habilidades. Além disso, saber lidar com as diferenças é outro desafio relevante. As diferenças podem gerar conflitos de diferentes dimensões inclusive no que se refere aos valores. Administrar isso impõe desafios e exige conhecimentos plurais.

Questão 3 - Marque V (verdadeiro) ou F (falso), de acordo com a afirmativa “com relação às transformações sociais na contemporaneidade podemos afirmar que”.

Elas produzem mudanças e desafiam as instituições de ensino e o trabalho do professor porque exigem que se dê conta de tarefas que outrora eram das famílias. V

Elas não afetam o trabalho das instituições de ensino, visto que essas são instituições singulares e preservadas do meio social. F

Elas afetam o trabalho do professor, exigindo deles uma formação permanente no que se refere à cultura das novas gerações e aos avanços tecnológicos. V

Questão 4 - Para Bourdieu, a escola é importante porque:

- O estudante aprende não só os conhecimentos trabalhados, mas também métodos de trabalho, processos de pensamento, valores, modos de ser, de agir e de pensar.

Questão 5 - O professor Libâneo (2008) afirma que o professor precisa “conhecer e compreender motivações, interesses, necessidades de alunos diferentes entre si, ajudá-los na capacidade de comunicação com o mundo do outro, ter sensibilidade para situar a relação docente no contexto físico, social e cultural do aluno”. Nesse sentido, para este autor é necessário que o professor saiba:

- Enfrentar e lidar com as a diferenças culturais, sem deixar de lado a busca por uma educação igual para todos.

A segunda alternativa está correta, pois se fundamenta no trecho extraído da própria aula a saber: Para o autor, ajudar as pessoas a constituir suas subjetividades, nesse contexto, é enfrentar a diferença e a diversidade cultural. “Como lidar didaticamente com a diversidade cultural e com a diferença na escola e na sala de aula?” Para ele, esse não é um desafio novo, mas uma tarefa que se tornou mais complexa nos tempos atuais. “Trata-se de enfrentar uma poderosa contradição. Por um lado, o justo é uma educação igual para todos. Por outro lado, também é justo um ensino que contemple a diversidade dos alunos”.

Aula 2: Construção do saber em didática

Questão 1 - Para Comenius, considerado o pai da Didática, a educação era condição para o processo de humanização. Por isso, ela:

- Deveria ser universal, baseada no conhecimento científico e ordenada.

O texto, a seguir, justifica a escolha da primeira alternativa como a correta. [Comenius] Postulava que a formação a ser oferecida nas escolas deveria ser universal, ou seja, que os conteúdos a serem trabalhados eram todos os conhecimentos de todas as ciências e artes. Considerava o conhecimento científico como o conhecimento socialmente válido e constitutivo da condição humana. Buscava um método mais apropriado, racional e ordenado com o qual pudesse fazer um ensino extensivo e homogêneo.

Questão 2 - O movimento escolanovista no Brasil teve origem a partir dos anos 1920. Qual das alternativas abaixo NÃO caracteriza esse movimento?

- A fundamentação teórica, principalmente, na sociologia.

Como analisamos nesta aula, foram as pesquisas na área de Psicologia que deram maior suporte teórico para fundamentar a abordagem escolanovista e não a Sociologia. Desse modo, a terceira alternativa é a correta, pois não corresponde às características de tal abordagem.

Questão 3 - Dizer que a Didática nos anos 1970 fazia o discurso tecnicista significa dizer que:

1 Tinha por finalidade garantir a eficiência e a produtividade do processo educativo.

2 Compreendia e utilizava a técnica de forma descontextualizada.

3 Tinha por finalidade utilizar corretamente as novas tecnologias da educação.

4 Destacava a dimensão técnica do ato de ensinar, calando as outras dimensões, sobretudo a política.

Estão corretas: 1, 2 e 4

A segunda alternativa está correta, uma vez que o único item que não corresponde ao que aqui denominamos de abordagem tecnicista é o item III (Tinha por finalidade utilizar corretamente as novas tecnologias da educação) e que está presente nas demais alternativas. Em outras palavras, o item III só não aparece na segunda alternativa, por isso ela está correta. Por sua vez, ao usar a expressão tecnicista estamos ressaltando mais as críticas feitas à abordagem, do que os seus princípios. Críticas que estão presentes nos itens II e IV, enquanto um dos seus princípios está expresso no item I.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (149.6 Kb)   docx (299.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com