TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Razão e verdade do Livro de Chauí

Por:   •  7/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  1.382 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho das unidades Razão e verdade do Livro de Chauí

Questões da unidade 2 e 3 do Livro Convite á filosofia

  1. Explique o que vem a ser inatismo. Explique como evoluiu esta concepção filosófica dos gregos, passando pela idade média e chegando no renascimento.

R. Inatismo é uma ideologia filosófica que tem como principal característica acreditar que o ser humano já nasce com suas reais ideias, e as mesmas não são apenas racionais, mas trazidas da inteligência desde o nascimento, sendo ideias inatas.

A evolução desta concepção filosófica dos gregos se dá desde as concepções de Platão que afirma ser a verdade reconhecer e recordar aquilo que já existe em nós e o despertar da razão para que se exerça por si mesma. Passando pela idade média, caracterizada pelo domínio da lógica institucional cristã, que se baseia na lógica da verdade espiritual, a qual defende que a razão é colocada em nós por Deus, que nos permite conhecer a verdade e que essas serão sempre verdadeiras, e que o espírito possui três tipos de ideias que se diferencia de acordo com sua origem e qualidade, sendo (ideias adventícias, ideias fictícias e ideias inatas). Até que chega ao renascimento no inicio da idade moderna, vem com o humanismo, caracterizado pela valorização do homem e da natureza, em oposição ao divino e sobrenatural, revalorização das referencias culturais da antiguidade clássica.

  1. Explique o que vem a ser empirismo. Explique como evoluiu esta concepção filosófica dos gregos, passando pela idade média e chegando no renascimento.

R. O empirismo tem como principal característica o conhecimento através da experimentação, do cientifico,  pois este é adquirido através das experiências diretas e sensoriais com a realidade. Esta evolução se dá através da pelas experiências vividas, que na idade média era em torno da igreja e de Deus, e no renascimento se dá pela lógica da ciência positiva e homem na sua essência busca a perfeição através de sua existência, o homem busca a perfeição a medida que busca a Deus, continua  garantindo à igreja o monopólio do estudo do psiquismo.

  1. Quais os problemas do inatismo que o livro destaca?

R. que a razão pode mudar os conteúdos de ideias que eram consideradas universais e verdadeiras (Ideia platônica de Justiça). E que a própria razão pode provar que ideias racionais podem ser falsas (física cartesiana).

  1. Quais os problemas do empirismo que o livro destaca?

O primeiro problema é a dificuldade de conhecer objetivamente a realidade, pensando que a ciência é subjetiva por não possuir nenhuma verdade, pois são apenas percepções e ideias psicológicas que não dão certeza sobre a realidade. Porém o racionalismo afirma que a verdade é apenas uma verdade, pois afirma a verdade das coisas, não sendo ela subjetiva, então não depende de uma individualidade psicológica.

Porém, para o empirista, a ciência não tem como garantir a objetividade, podendo ser uma ilusão, não sendo nunca conhecida pela razão. Devido esse problema o ceticismo surge, dizendo que a razão humana não é capaz de conhecer a realidade, por isso deve denuncia-la.

  1. Explique a tese kantiana sobre verdade.

Kant afirma que “a realidade que conhecemos filosoficamente e cientificamente não é a realidade em si das coisas, mas a realidade tal como é estruturada por nossa razão, tal como é organizada, explicada e interpretada pelas estruturas a priori do sujeito do conhecimento. A verdade será o encadeamento interno e rigoroso das ideias ou dos conceitos, a verdade é um acontecimento interno ao nosso intelecto ou a nossa consciência” com referência o texto da Chauí.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com