TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre Maquiavel baseado em texto do livro “Os clássicos da política” sobre “A verdade efetiva das coisas” e “Natureza humana e história”

Por:   •  3/11/2015  •  Abstract  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  944 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Keren de Almeida Gomes Monteiro                Matrícula: 201510045

Disciplina: Ciência Política                                Professor: Hélio de Lena

1º período de Direito - Noturno

Resumo sobre Maquiavel baseado em texto do livro “Os clássicos da política” sobre “A verdade efetiva das coisas” e “Natureza humana e história”

A verdade efetiva das coisas

Ao analisar o Estado, Maquiavel traça uma linha de pensamento baseada em historiadores antigos, como Tácito, onde o Estado deve ser pensado e analisado da maneira como ele é, baseado na realidade em que está inserido. Daí surge a sua metodologia da Verdade efetiva das coisas. Baseado na verdade efetiva das coisas, Maquiavel busca entender como seria possível instaurar um Estado estável, onde haja ordem.

Para Maquiavel, a ordem não é natural ou advinda de vontade extraterrena, mas deve ser construída pelo homem para evitar a barbárie e o caos e sobretudo também não é absoluta, pois estaria sujeita a ser desfeita.

Baseado em sua metodologia, Maquiavel acredita que a política é fruto de ações dos seres humanos, mesmo que essas ações sejam a princípio irreconhecíveis ou imperceptíveis, o que causaria a instabilidade que a cerca. O fato de ter percebido o quão suscetível a alterações é algo que está, teoricamente, em ordem, o consagrou grande filósofo político.

Natureza humana e história

O filósofo Maquiavel desenvolveu estudos sobre a antiguidade clássica e concluiu que há traços humanos que são imutáveis como a ganância, ingratidão, o medo. Teria sido a partir desses traços que a humanidade construiu um passado histórico tão cheio de desdobramentos e que nos permite aprender muitas coisas. Para Maquiavel o estudo da história é importante para que possamos prever os acontecimentos que serão produzidos pela sociedade em cada Estado, visto que estes acontecimentos são provenientes da natureza humana.

Então, podemos perceber que Maquiavel acredita que história, de maneira geral, é cíclica pois a natureza humana é imutável. O que varia nesse ciclo da história são os tempos de duração das formas de convívio entre os homens.

Concluímos então que para Maquiavel o poder político é que estabelece a ordem e permite enfrentar os conflitos. Segundo o filósofo, o poder vem diretamente do ser humano e devido a isso é influenciado por suas características e instintos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com