TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO ESCAVANDO A VERDADE

Por:   •  3/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  4.436 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO.
CAMPUS ENGENHEIRO COELHO.
ENGENHARIA CIVIL.

CLAUDINEI SOUZA DA CONCEIÇÃO.  RA: 0115284

A COMPROVAÇÃO BÍBLICA ATRAVÉS DA ARQUEOLOGIA

ENGENHEIRO COELHO
2016

A comprovação Bíblica através da arqueologia.

Silva, Rodrigo P. Escavando a verdade: A arqueologia e as incríveis histórias da Bíblia. - 3.ed. - Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2014. 176p.

Claudinei Souza da Conceição¹

Rodrigo P. silva nasceu em Belo Horizonte, possui graduação em Teologia pelo Instituto Adventista de Ensino do Nordeste (1992), graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (1999), mestrado em Teologia Histórica pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus - atual Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE (1996). Especialização em arqueologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém (1998). Doutorado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. Assunção - atualmente vindulada à PUC SP (2001). Estudos pós doutorais com concentração em arqueologia bíblica pela Andrews University, EUA (2008). Doutor em arqueologia clássica pela Universidade de São Paulo com bolsa da Capes a partir de novembro de 2010 a março de 2011. É professor de Teologia e Arqueologia do Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho, SP (UNASP-ec), curador do Museu Paulo Bork de Arqueologia do Oriente Médio. É autor de varios livros dentre os quais o intitulado: Escavando a Verdade - A arqueologia e as incríveis histórias da Bíblia. Livro este que vamos destacar nesta resenha.

¹Tecnólogo em Projetos Mecânicos pela Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim (FATEC); cursando, Engenharia Civil pela Universidade Adventista de São Paulo (UNASP.ec). E-mail: claudienei-csc@hotmail.com

O livro aborda temas relacionados á arqueologia do Oriente Médio e ao mesmo tempo, liga os fatos históricos biblicos, confirmando em varios casos a veracidade de textos e histórias biblicas. Em meio aos 18 capítulos o autor descorre sobre temas fascinantes e assuntos que só são possíveis graças á arqueologia.

O autor expõe a maneira como a arqueologia era vista, mesmo sendo alvo de muitas lendas por traz das descobertas e com técnicas ainda não definidas, teve seu reconhecimento de forma gradativa, mas apesar dos contras pode-se perceber o qão valiosa foi para o desenvolvimento biblico, com descorbertas como a Pedra de Roseta (p.08) e o Arco de Robinson (p.13).

Muito se fala sobre os achados arqueologicos, apesar de serem evidências comprobatórias, intelectuais minimalista cultivam suas ideias deista e com argumentos duvidosos se fecham em um mundo científico descartando toda ligação entre a bíblia e a arqueologia, a margem de erro que existe nos materiais encotrados e datados podem abrir uma brecha para o cetismo biblico, precisando então de outras descobertas para minimizar as teorias contrárias.

Apesar de muitas controversas envolvendo culturas e linguagem, é de fato muito fascinante o paralelo que existe entre a bíblia e as evidencias arqueologica, o autor nos mostra que apesar do politeísmo envolvendo os antigos povos tudo acaba se afunilando e levando a uma unica conclusão, a de que existiu um homem que juntamente com sua esposa pecaram e desagradaram um ser superior (Deus), ou seja, as histórias bíblicas se confirmam e nos leva ao monoteísmo.

Notamos em varios capitulos técnicas usadas na antiguidade pelos sumerianos onde os mesmos relatam os acontecidos em tabletes de argila (cuneiformes), assim como os papiros encontrados no Egito, eles sido de estrema importância para os desvendamentos das culturas e veracidade do que encontramos hoje na bíblia sagrada, apesar de minimalista insistirem na ideia de que a bíblia é feita de lendas, esses tabletes nos diz o contrário, com relatos do diluvil, torre de babel, costumes, pragas do Egito, leis da época e textos bíblicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (950.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com