TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECORDAR, REPETIR E ELABORAR.

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 3

Técnicas Psicanalíticas                                          Prof: Luciana Marques

Nome: Dayana D M M Branco                             Matricula:20132101923

 

Texto: RECORDAR, REPETIR E ELABORAR.

1-Qual a relação entre a técnica da associação livre, o recordar em análise e as lembranças encobridoras?

A técnica da associação livre é uma técnica onde o sujeito fala o que lhe vier à cabeça mesmo que pareça sem sentido, desta forma o sujeito acaba por repetir inconscientemente, manifestações de desejos e afetos infantis que foram recalcados, seja em discurso ou em ação. Porém como o sujeito não é capaz de  se lembrar de tais vivencias de forma consciente, a repetição é um recurso utilizado pelo funcionamento psíquico para recordar essas experiências. As lembranças encobridoras servem para tamponar e preencher as lacunas encontradas na memória durante o perído da infância em conseqüência e afetos insuportáveis que foram recalcadas e posteriormente aparecem em sintomas no sujeito.

2- Qual a relação entre a repetição e a atuação?

A repetição compulsiva é um meio de recordar experiências e atuar de forma semelhante às situações vivenciadas na infância. O paciente ao invés de recordar o que foi esquecido e reprimido expressa através de atos. Quanto maior a resistência, tanto mais o recordar será substituído pelo atuar (repetir).

3- Qual a relação entre a elaboração e a transferência

Quando se estabelece a transferência, a repetição aparece no discurso, mostrando desejos infantis recalcados, quanto mais intensa for a transferência mais intensamente  a resistência trabalha na tentativa de impedir o acesso ao material que foi recalcado. O analista vai atuar na resistência, identificando os conteúdos causadores de conflito que devem ser interpretados e elaborados pelo sujeito durante o processo de análise.

Texto: CONSTRUÇÕES EM ANÁLISE

1-Qual é a crítica de Freud aos analistas e suas conduções clínicas?

Freud faz uma alerta sobre o perigo de desencaminharmos um paciente por sugestão, persuadindo-o a aceitar coisa em que o analista acredita , esse tipo de comportamento estaria incorreto , pois a análise estaria sendo feita a partir de um saber soberano do analista que é uma postura inaceitável em análise.

2- Qual a diferença entre a realidade histórica e a realidade material?

A realidade material é a transposição de material do passado esquecido, para o presente. Refere-se a uma realidade objetiva, ao que realmente aconteceu, e que não temos acesso. A realidade histórica é composta pela realidade material e a fantasia, é uma interpretação subjetiva, o que é considerado como verdadeiro pelo individuo em um momento da sua vida.

3- Qual a relação entre a construção e a interpretação?

A interpretação é função do analista direcionada ao material apresentado pelo analisando, destacando um determinado conteúdo isolado,a construção abrange os fragmentos infantis que emergem durante o tratamento e poder ser reconstruídos ao longo de todo o processo. A construção não ocorre sem uma interpretação.

4- Explique a afirmativa: o essencial de uma análise é a reconstrução.

“...Na verdade, como sabemos , é possível duvidar de que alguma estrutura psíquica possa realmente ser vítima de destruição total. Depende exclusivamente do trabalho analítico obtermos sucesso em trazer à luz o que está completamente oculto.” Freud.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com