TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFERENCIAL TEORICO SOBRE A DEPRESSÃO

Monografias: REFERENCIAL TEORICO SOBRE A DEPRESSÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  1.805 Palavras (8 Páginas)  •  5.609 Visualizações

Página 1 de 8

Referencial Teórico da Depressão

A depressão é uma patologia caracterizada por sintomas como pessimismo, tristeza profunda, perda de interesse pela vida e sentimento de mal estar continuo e incapacidade generalizada, de fato estes são os sintomas mais aparentes da depressão, porém os sintomas variam de acordo com a intensidade de doença e a gravidade da situação em que a pessoa se encontra.

Tanto geneticamente pode se surgir a depressão como também algum acontecimento no decorrer da vida, estes acontecimentos não são apenas acontecimentos negativos como também positivos, como mostra o autor Mauricio Horta e da o exemplo de Salomam que mesmo com uma vida de sucesso não sobreviveria sem suas medicações antidepressivas, isto nos faz pensar então o porquê as pessoas depressivas são solitárias e chegam até o suicídio. Embora não tenha uma natureza exata para o resultado desta patologia, existem fatores que levam até ao diagnostico clinico.

Alguns estudos tendem á mostrar que além dos acontecimentos cotidianos existe a reação que nos leva a lidar com elas como exemplificamos no pensar, sentir e agir. Como vimos nas etapas anteriores e nesta a depressão esta ligada também á disfunção na quantidade de neurotransmissores produzidos ligados também diretamente á depressão, então não surge apenas por situações, e sim como reagimos de acordo com cada uma delas.

Esta disfunção esta ligada a serotonina que é ligada diretamente na desmotivação e a neurodrenalina que interfere fisicamente no indivíduo diagnosticado com a patologia.

Pesquisas feitas pela OMS mostram que a depressão vem surgindo de forma tão devastadora que quando chegarmos á 2030 será uma patologia comum entre nós.

Ao contrário do que apresenta o senso comum, as causas da depressão podem ser de varias ordens, existem pessoas que se tornam depressivas devido a doenças físicas ou alterações hormonais, outras tem a genética contribuindo para o desenvolvimento do quadro depressivo, mas existem também e é uma das mais freqüentes causas do surgimento por fatores sociais, desemprego, problemas com familiares e outros fatores de cunho social.

Estudiosos acreditam hoje que muitas pessoas atingidas com o sintoma de depressão podem não estar acompanhando o ritmo social em que vive, dando assim a tese de que o cérebro não desenvolveu tamanhas responsabilidades e habilidades como a sociedade e as evoluções sócias tecnológicas desenvolverão.

A depressão em alguns casos pode ser vista como um fator positivo para algumas pessoas pensará então na questão de melhoria de qualidade de vida, pessoas não depressivas não se questionam muito em mudanças comportamentais e emocionais, talvez nem pense nessa possibilidade, diferente das pessoas que sofrem com depressão elas buscam respostas e ações que não buscariam e nem saberiam se não sofressem com a doença.

De acordo com a Organização Mundial da saúde a depressão é uma das patologias de maiores custos financeiros, como para o tratamento como á ajuda de fármacos.

Dentre tantos tratamentos para depressão, existe o tratamento com terapia cognitivo-comportamental, que tem grande eficácia no tratamento de pessoas que estão sendo afetadas por acontecimentos relacionados à experiência de vida e pela sua própria personalidade. Este tipo de depressão é chamado de depressão reactiva,que está relacionada a reação do indivíduos á acontecimentos perturbadores ,e o apoio psicológico é essencial para auxiliar o individuo tanto na forma como lidar com a situação como também na forma de se expressar,expor o problema com a certeza de que não será julgado e sim ouvido.

Nos últimos vinte anos têm sido realizados estudos que visam identificar o grau de eficácia das terapias cognitivo-comportamental, confirmando sua eficácia no tratamento da depressão, ainda hoje os medicamentos são conhecidos como principais formas de tratamento da depressão e mais eficazes também, fato que não tem uma comprovação geral no que se refere a estudos.

Estudos que aconteceram em Portugal pacientes são atendidos sem nenhum custo para testes, onde a psicoterapia é usada sem nenhuma medicação, tratando o comportamento cognitivo e emocional e até o presente momento apresentou bons resultados entre os 80% dos pacientes, e de 62 á 67 por cento desiste do tratamento, nos mostrando assim que o paciente que queira se recuperar devem seguir a risca o tratamento.

Estes estudos realizados por pela unidade de investigação de psicologia mostra que é possível tratar a depressão moderada e ligeira, que significa quando a depressão já é uma progressão na vida do individuo.

Embora a ajuda de terapia psicológica seja eficaz o autor Mauricio honra da o exemplo de que

O papel do psicólogo vem como uma intervenção no pensamento, nas crenças, na forma como o paciente observa a situação que está vivenciando,quando se obtém sucesso na mudança dos pensamentos depressivos,consequentemente de consegue uma mudança significativa nas atitudes, no humor do paciente.

A terapia cognitiva se distingue das outras por exigir uma postura mais ativa do psicólogo e do paciente, nela são estabelecidos objetivos e formas para que sejam atingidos ao contrario dos demais tipos de terapia que exigem mais a participação narrativa do paciente, somente falando dos problemas e sendo ouvido.

Como é conhecida por todos nós a depressão é uma patologia que atinge pessoas independente de sexo, raça, posição social e idade, de acordo com dados do IBGE a expectativa de vida aumentou aumentando assim o número de idosos no pais e no mundo, e aumentando também o índice de pessoas com depressão, através de estudos foi observado que cerca de 10 % da população mundial de idosos apresentam quadros depressivos.

Algo que torna difícil o diagnostico de depressão por parte dos médicos é o fato de que em pessoas idosas o quadro depressivo se apresenta vinculado a outras doenças causadas pela idade, o que exige ainda mais o apoio dos familiares juntamente com o médico para observar e diagnosticar previamente os sintomas e iniciar um tratamento adequado.

Além dos idosos estudos realizados mostram que cerca de 5% dos adolescentes são diagnosticados com depressão devido à mudança de personalidade.

A depressão também durante algumas pesquisas mostrou a patologia mais comum entre as mulheres devido à produção de serotonina mais lenta, entre este fator também esta a dedicação aos filhos. Os homens hoje podem não estar dentro do quadro do sexo mais atingido mais está como os de tendência ao suicídio mais do que as mulheres devido à natureza orgulhosa e o não pedido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com