TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TDAH NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.091 Palavras (21 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 21

REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TDAH NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

RESUMO

Este estudo teve como tema Reflexões sobre o Processo de Aprendizagem de alunos com TDAH nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com a finalidade de compreender como ocorre o processo de ensino/aprendizagem de crianças a cometidas pelo TDAH e analisar como se dá a socialização destas, com a família e a escola. Ao mesmo tempo, buscar verificar a interação e a afetividade entre professor/aluno, analisando como se dá a prática pedagógica do professor e se o mesmo leva em consideração as dificuldades dos alunos com TDAH. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada através de acervos que abordam o contexto supra, buscou-se compreender o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, afim de entender como estas crianças estão desenvolvendo suas aptidões escolares.

Palavras-Chave: Aluno – Ensino/Aprendizagem – Professor – TDAH

ABSTRACT

This study was titled Reflections on the students learning process with ADHD in Years Elementary School Initials. In order to understand how is the teaching / learning process of children committed by ADHD and analyze how is the socialization of these, with the family and school. At the same time, seek to verify the interaction and affection between teacher / student, analyzing how is the teacher's pedagogic practice and whether it takes into account the difficulties of students with ADHD. This is a literature survey, conducted through collections that address the above context, we sought to understand Deficit Disorder Attention Deficit Hyperactivity Disorder, in order to understand how these children are developing their school skills.

Key words: Student - Teaching / Learning - Teacher – ADHD

INTRODUÇÃO

O comportamento de uma criança pode variar de acordo com o ambiente ao qual a mesma está inserida, porém esses fatores comportamentais estão ligados independentemente a sua vontade, ou seja, cada uma tem seu modo de agir, pensar, sentir, seus valores, conhecimentos e principalmente visão de mundo.

Em determinados espaços, este comportamento pode até ser visto como indisciplina e até mesmo má educação. E na verdade, o que pode está ocorrendo é que esta criança pode ser acometida por um problema cada vez mais frequente entre as mesmas, o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) que segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM – IV – TR™, tem como característica essencial um “padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, mais frequente e grave que aquele tipicamente observado nos indivíduos em equivalente estágio do desenvolvimento” (APA, 2002, p. 112). Crianças que sofrem deste transtorno possuem grandes dificuldades na sua vida social, familiar e escolar. Esses problemas interferem diretamente na atenção, não permitindo que estas crianças façam atividades repetitivas, dificuldades em controlar suas emoções e impulsos.

O TDAH é um tema que aos poucos vem ocupando espaço nos estudos acerca do desenvolvimento e aprendizado das crianças em idade escolar. Neste contexto, faz-se necessário o estudo de como estão sendo desenvolvidas as atividades em sala de aula com estas crianças com TDAH, se estão sendo inseridas no ambiente escolar, social e familiar e como ocorre o processo de ensino/aprendizagem. Ao mesmo tempo buscando entender como se dá a parceria entre família e escola, uma vez que estas devem buscar acompanhamento especializado para atender a estas crianças e principalmente trata-las com igualdade, afeto e respeito.

Diante do exposto, o presente estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica, com o intuito de entender como se dá o processo de ensino/aprendizagem destes alunos. E como família e escola lidam com estas crianças. Este trabalho foi desenvolvido com base em fundamentos teóricos, expondo ideias e pensamentos sobre TDAH, de autores como Vygotsky e Barkley.

1. BREVE HISTÓRICO SOBRE TDAH

1.1 Conceitos e características

Atualmente, existem muitas crianças com dificuldades na realização de tarefas e comportamentos totalmente fora do padrão dito comum. Estas são rotuladas como bagunceiras, indisciplinadas, e até mesmo taxadas como burras. Quando na verdade estes pequenos podem estar sendo vítimas de um problema conhecido como TDAH, cujo mesmo, afeta cerca de 3% a 8% das crianças em idade escolar.

Mas afinal o que significa TDAH?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é classificado como um distúrbio neurocomportamental, ou seja, é uma desordem neurobiológica, de causas genética, recorrentes na infância e frequentemente acompanha o indivíduo até a fase adulta interferindo na rotina diária dos mesmos.

O TDAH provém de um funcionamento alterado no sistema neurobiológico cerebral. Diversas substâncias químicas produzidas pelo cérebro, que são os neurotransmissores, apresentam-se alterados quantitativamente e/ou qualitativamente no interior dos sistemas cerebrais, sendo responsáveis pelas funções da atenção, impulsividade, atividade mental e motora do comportamento humano (GIACOMINI, 2006).

Estas alterações afetam principalmente o desenvolvimento de atividades escolares, pois, as crianças que detém de TDAH, tem dificuldades na atenção de detalhes, dificuldades em se concentrar, em seguir instruções e sem organizar tarefas e inquietação motora, em alguns casos não conseguem permanecer sentados.

Segundo Barkley (2002), o TDAH é um transtorno de desenvolvimento do autocontrole que consiste em problemas relacionados à atenção, ao controle do impulso e o nível de atividade. O TDAH é caracterizado por problemas de aprendizado e comportamento possuindo três características peculiares: a agitação, a impulsividade e a desatenção, além de outros problemas, consequentes a este distúrbio.

As características do TDAH variam de pessoa para pessoa e em função de alguns fatores, dentre este, podemos destacar a idade, sexo e até mesmo estímulos externos, e ainda podem apresentar sintomas diferentes entre garotas e garotos. Estes por sua vez, na adolescência tornam-se mais aguçados. Para a maioria das pessoas, as características de TDAH aparecem bastante cedo. Segundo Sam Goldstein, atualmente, quatro subtipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com