TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado anos iniciais ensino fundamental

Por:   •  20/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.047 Palavras (13 Páginas)  •  1.137 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

LICENCIATURA PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

SAMARA CAMILIA TERRIBILLE - 160108386

CORONEL FREITAS

2018

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

LICENCIATURA PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado na Gestão Educacional, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

Orientador: Prof. (a). Silvana Bernieri.

SAMARA CAMILIA TERRIBILLE - 160108386

CORONEL FREITAS

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 13

2 DESENVOLVIMENTO 13

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 13

2.2 INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA 13

2.3 OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA 13

2.4 DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA 13

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERÊNCIAS 13

ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo 13

ANEXO B – Planos de Aula 13

1 INTRODUÇÃO

O presente Relatório contém informações referente ao Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a mediação foi feita no período matutino durante o mês de maio como combinado com a diretora do quinto ano da Escola Municipal Coronelzinho.

O presente Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental teve como principal objetivo aprofundar os conhecimentos teóricos a luz da pratica docente aproximando o aluno a realidade que esta inserida.

Os anos iniciais do ensino fundamental é um dos principais níveis de educação básica do Brasil, os anos iniciais do ensino fundamental é gratuito em escolas publicas e também obrigatório, atende-se crianças com faixa etária que parte dos 6 anos de idade, como enfatiza “Ensino Fundamental – anos iniciais (do 1º ao 5º ano)– É obrigatório e gratuito. A LDB estabelece que, gradativamente, os municípios serão os responsáveis por todo o ensino fundamental”. O seu objetivo é formar cidadãos que desenvolvam o saber da leitura e da escrita e do calculo, compreender seu ambiente social e natural, político, tecnológico.

Para a realização deste trabalho foram realizadas observações participantes na Escola Municipal Coronelzinho, e em uma das turmas da mesma. Também foram planejados e aplicados 10 planos de aula com temas diversos e conteúdos diversos que envolvem os conteúdos que estavam em andamento na sala de aula.

O relatório está distribuído da seguinte forma: esta introdução, que apresenta de forma geral o conteúdo do trabalho; o desenvolvimento que apresenta a caracterização da instituição; a observação frente aos processos de inclusão; a observação participante da turma; descrição da docência estagiada; considerações finais; referencias.

2 DESENVOLVIMENTO

Neste novo item do relatório será apresentado os relatos vividos e todas as etapas que foram cumpridas no Estagio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, articulando-se a descrição das observações e das ações realizadas com o referencial teórico pertinente a cada situação informada.

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O Estágio Supervisionado nos anos Iniciais foi realizado na Escola Municipal Coronelzinho, que está situada na Rua Guaporé 122 – Centro Coronel Freitas SC, e atende crianças da Educação Infantil Maternal II, Pré I e II e do 1° ao 5° ano dos anos iniciais Ensino Fundamental.

A instituição conta com o apoio de 18 colaboradores. Dez professores, três serventes, uma merendeira, dois estagiários, secretaria e gestora. Tendo também parceria com nutricionista, psicopedagoga, sala multifuncional, coordenadora pedagógica e dentista. Além destes profissionais, a também a colaboração do Conselho Escolar e Associação de Pais e Professores.

Os alunos da Escola Municipal Coronelzinho, são crianças que residem com suas famílias nos bairros, centro e no interior de Coronel Freitas, a escola neste ano de 2018 atende 182 crianças, sendo 74 da Educação Infantil e 108 do Ensino Fundamental. As turmas estão elaboradas do 1° ano a 5° ano são atendidos crianças de 5 a 11 de idade, os alunos são distribuídos em 7 salas de aula.

A escola possui 5 salas de aula, biblioteca da escola e laboratório de informática unificadas, cozinha, deposito de materiais de Educação Física, quadra coberta, lavanderia, secretaria, sala de professores,banheiro para funcionários, banheiro feminino e masculino para as crianças, parque, refeitório, área coberta e espaço ao ar livre.

O projeto de maiores impactos que esta sendo desenvolvido pela instituição de ensino é: Projeto família na escola: Possibilitar situações de aprendizagens às famílias para a garantia da efetivação da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, higiene, alimentação, auto-organização, saúde e bem-estar; Promover ações pedagógicas e atividades de interação entre a Instituição Educacional e as Famílias; Possibilitar situações de trocas de experiências entre as famílias, profissionais da instituição educacional e profissionais de outras áreas.

A Família e a Instituição escolar são importantes para a vida das crianças. Todas as crianças têm direito a ser criado e educado no seio de uma família, em ambiente seguro e afetivo, possibilitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com