TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HORA DE leitura anos iniciais Ensino Fundamental

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  1.238 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto: Hora de Leitura

Público Alvo: alunos do 1º ao 5º ano

Duração: Ano letivo de 2014

  1. Introdução:

A leitura faz parte do nosso cotidiano, indo além da decifração de sinais, mas também na promoção de novos saberes e no encontro do texto com o leitor. Ela remete idéias, valores, crenças, ideologias, sentimentos, emoções, afetos..., impondo caminhos imprevistos ou não, reveladores ou não, emancipatórios ou não, vindos de um outro olhar ou lugar, às vezes perigoso por se distanciar da realidade, do lugar social e da sensibilidade do leitor.

É o leitor que dá voz e vida a leitura, não importando em que campo de conhecimento ele se inscreva. É no cruzamento de vozes do autor e dos leitores, que os seus sentidos vão se construindo e outras vão se configurando numa constelação de saberes e conhecimentos que se mesclam e se interpenetram.

Resgatar a leitura literária na escola é uma tarefa de construção de novas formas de lidar com a literatura. A nossa proposta é a desconstrução de fichas de leitura, dos velhos exercícios de interpretação e dos breves comentários sobre o que leu. Outra questão é obrigar o aluno a ler o que o professor indica. Tudo isso entedia o leitor. Há quem goste de ler um conto ou um romance ou uma poesia. Não se força uma curiosidade, desperta-se.

O importante é que o aluno interaja com a leitura, visto que, o texto literário é feito de indeterminações e vazios e é aí que reside a sua riqueza, na medida em que deixa brechas para a entrada do leitor em cena.

Como diz o poeta Elias José (1977, p 69) “Saímos de um conto ou romance, tontos de prazer ou cheios de perguntas sobre o mundo que nos cerca, sobre o mundo que nós somos e que muitas vezes desconhecemos”.

  1. Objetivo Geral:

 

  • Resgatar a leitura literária na escola de forma prazerosa e nunca imposta, punitiva e sim incentivada.

  1. Objetivos Específicos:

  • Deixar a livre escolha sobre o que querem ler;
  • Facilitar a escolha oferecendo opções;
  • Propiciar um ambiente agradável de leitura, tendo o professor como exemplo, também leitor.

04) Metodologia

                Preparar os alunos e o ambiente para que esse momento rico de aprendizagem e lazer possa acontecer de forma prazerosa, silenciosa e de concentração. Faz-se necessário fazer combinados com os alunos a fim de evitar possíveis obstáculos que por ventura venham acontecer.

05) Ações

                Serão coletivas, com professores e alunos providenciando os livros com antecedência a fim de que, o dia e o horário sejam respeitados por toda a escola.

                Importante providenciar marcadores para as páginas a fim de que o aluno tenha continuidade da leitura no próximo dia determinado.

06) Hora de Leitura

Dia: Todas as 6ªs feiras

Horário: 16:00 às 16:30

07) Avaliação:

                 Contínua e processual buscando e observando os interesses, a fim de sejam sempre incentivados a criar o hábito pela leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (161.6 Kb)   docx (59.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com