TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES NOS ANOS INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  13/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.100 Palavras (9 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................11

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................12

ANEXOS....................................................................................................................14


  1. INTRODUÇÃO

Como futuros pedagogos, é de suma importância conhecer e analisar a Base Nacional Comum Curricular. Desta forma a proposta da produção textual tem como tema "As propostas pedagógicas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental".  A partir desse assunto, foi possível refletir sobre as ideias norteadores de documentos muito importantes como a Base Nacional Comum Curricular. Ao sabermos, que todo trabalho de reformulação curricular impacta na atividade docente, o professor sendo o protagonista na implementação de modificações no campo teórico e prático, deve ter sempre como objetivo principal sustentar-se a garantia de oferta de formação humana integral, para que se haja uma consolidação de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Com isso, através dessas reflexões, atuando como docente possamos engajar nossos futuros alunos com seus próprios conhecimentos, potencializando ainda mais suas habilidades e construindo um aprendizado de qualidade capacitando nossos alunos.


  1. DESENVOLVIMENTO

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O objetivo da educação na escola é atingir a qualidade social para todos , garantindo de forma sistemática a apropriação do conhecimento acumulado pela humanidade, além de desenvolver as diversas habilidades, contribui para o desenvolvimento integral do sujeito histórico para ter visão de mundo coerente e consistente.Com a educação, o indivíduo consegue resolver conflitos individuais, de grupos e coletivos alicerçada em valores éticos, promovendo e oportunizando o processo de construção coletiva, participativa na sociedade para manter e transformá-la de forma consciente, critica, criativa e responsável

            “O caminho que leva a construção da sociedade implica um processo gigantesco de educação, e não apenas a educação entendida no sentido da transmissão do conhecimento, mas no sentido da formação da cidadania. “ (Oliveira, p 181, 2000).

                 Relacionando a educação com interdisciplinaridade, vemos que a interdisciplinaridade vem sendo o norteador de referência teórica proporcionando condições de aprendizagens e permitindo ao educador reflexões no que se refere a planejar e agrupar diversos ramos do conhecimento.

Segundo Delois (2000) e Smole Dineiz (2001):

                ”O aluno aprende mais e melhor quando se encontra motivado para a aprendizagem e a motivação, por sua vez depende do quanto mais próximo o professor está a ele e ainda, da temática trabalhada nas aulas.”

  1. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E INTERDISCIPLINARIDADE

Por que é importante conhecer a Base Nacional Comum Curricular na prática docente?  É importante conhecer e compreender a Base Nacional Comum Curricular, por se tratar de um documento normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas, sendo referência obrigatória para a elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para o Ensino Infantil e Ensino Fundamental. Além de integrar a diversidade dos avanços sociais, a pluralidade, os direitos e os objetivos de aprendizagem de nossas crianças e adolescentes, a Base Nacional Comum Curricular orienta a elaboração do currículo específico de cada escola, sem deixar de lado as particularidades metodológicas sociais e regionais de cada uma. Ela estabelece os objetivos de aprendizagem que se quer alcançar, garantindo a educação com equidade e a formação dos indivíduos por meio do desenvolvimento das competências essenciais em cada ano da educação. A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos estéticos, traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a BNCC soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação integral e para construção de uma sociedade justa, democrática inclusiva. Por isso, a BNCC fundamenta sua concepção pedagógica no desenvolvimento de competências previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9.394/94). As competências estabelecem aquilo que o estudante deve saber, mas, principalmente, o que deve saber fazer, ao mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores ao lidar com situações de seu cotidiano. Assim destacam-se as seguintes questões: compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global (dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética , moral e simbólica ) compromisso com a educação integral independentemente da duração da jornada escolar, construção de processos educativos sintonizados com as necessidades, possibilidades e interesses dos alunos e os desafios da sociedade contemporânea para formar pessoas autônomas e capazes de se servir dessas aprendizagens em suas vidas .

Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino aprendizagem. (BRASIL, 2017, p.12).

        A interdisciplinaridade é um fator de extrema importância para superar a fragmentação dos conteúdos e currículos não só na escola, mas o entendimento do conhecimento como um todo.  Para analisarmos a BNCC, nos referenciamos no olhar de Japiassu (1976) de que as disciplinas, em seu processo constante e desejável de interpenetração, se fecundem cada vez mais reciprocamente. E que para tal, é imprescindível a complementaridade dos métodos, dos conceitos, das estruturas e das propostas sobre os quais se fundam as diversas práticas pedagógicas das disciplinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (672.6 Kb)   docx (364.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com