TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA

Por:   •  20/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA 3

Durante a aula do dia 19 de setembro de 2018, correspondente à matéria de Psicologia Hospitalar, os acadêmicos do curso de psicologia do 4° período estudaram sobre “Equipes e trabalho multidisciplinar”. O objetivo da aula foi apresentar quais são os modos de organização dentro da área da saúde (interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar), como foi sua evolução, de que modo o psicólogo se inseriu nesse cenário e qual é o seu papel de atuação.

O procedimento utilizado pela professora na aula foi à junção dos grupos da classe, posteriormente já formados, para que eles debatessem sobre o assunto em questão e elaborassem uma situação que descrevesse um modo de organização salientando o trabalho do psicólogo. No decorrer da aula, os grupos recebiam assistência da professora, que conversava a respeito do tema e esclarecia dúvidas sobre ele. Nosso grupo elaborou um texto relatando uma situação que envolvesse uma equipe multidisciplinar, a mais usada atualmente. Infelizmente, devido a grande quantidade de grupos, a sala não conseguiu ler as histórias criadas, dessa forma não houve debate naquele dia, somente na aula seguinte.

Entretanto, com o desenvolvimento do texto obtivemos conhecimento sobre a importância de se trabalhar em equipe e o quanto o psicólogo é essencial na área da saúde em todos os níveis. O grau de angústia psíquica e até mesmo o caráter traumático ou não de uma hospitalização dependem tanto dos recursos psíquicos que o paciente tem à sua disposição para suportar aquele momento quanto do apoio social e familiar e do amparo ou desamparo que aquele enfermo encontra na equipe responsável por seus cuidados (CHEVNIK, 1983).  Sendo assim, o psicólogo hoje não é uma opção, mas uma exigência, pois é o profissional responsável de resgatar a subjetividade do paciente e um dos mais aptos a dar amparo às famílias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com