TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA PRÁTICA DE ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO

Por:   •  14/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.614 Palavras (15 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ – FAESPI[pic 1]

CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA

CARLA MARCIANA LIMA DE OLIVEIRA AMORIM

MARIA BARBOSA DE SOUSA COSTA

RELATÓRIO DA PRÁTICA DE ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO

TERESINA-PI

JUNHO/2022[pic 2]

CARLA MARCIANA LIMA DE OLIVEIRA AMORIM

MARIA BARBOSA DE SOUSA COSTA [pic 3]

RELATÓRIO DA PRÁTICA DE ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO

Relatório referente à terceira avaliação da disciplina de Aconselhamento Psicológico (com Estágio Básico) sob a orientação da professora Thamyris Tabosa de Sousa.

TERESINA-PI

JUNHO/2022

SUMÁRIO[pic 4]

  1. INTRODUÇÃO        03
  2. OBJETIVOS         04
  3. METODOLOGIA        04
  4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        05
  5. LOCAL E PÚBLICO DO ESTÁGIO        07
  6. ROTEIRO DA ENTREVISTA EM PSICOLOGIA BREVE        07
  7. SÍNTESE DE CADA ATENDIMENTO        09
  8. CONSIDERAÇÕES FINAIS         10

REFERÊNCIAS        12

[pic 5]

  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório surgiu como requisito essencial e complementar da Disciplina de Aconselhamento Psicológico (com estágio básico), em que a prática é parte integrante para a capacitação dos graduandos e para o enriquecimento da sua formação profissional com estruturas curriculares baseada em competências. Estrutura que requer uma formação alicerçada na diversificação de métodos e de estratégias, e na criação de situações de aprendizagem que levem o aluno a demonstrar as competências norteadoras do currículo como solução de problemas e geração de conhecimentos.

No Brasil, não existe, na formação do bacharel em Psicologia, uma atenção específica ao aconselhamento. Em muitos currículos de faculdades brasileiras, não existe nem mesmo uma disciplina de aconselhamento psicológico, obrigatória ou eletiva. Mesmo assim, ainda que o aconselhamento psicológico não seja uma disciplina presente em todos os currículos, muitos dos seus saberes são veiculados e experienciados pelos estudantes de Psicologia a partir de diferentes possibilidades de abertura (plantão psicológico, psicoterapia breve focal etc.) para que os conhecimentos advindos do aconselhamento psicológico reforce o caráter generalista e ofereça base para a formação como psicólogo nos atendimentos em psicoterapia nas diferentes abordagens psicológicas.

Considerando a realidade da prática vivenciada na disciplina de Aconselhamento Psicológico, a mesma configura como uma atividade de suma importância no currículo do curso de graduação em Psicologia ao proporcionar aos estudantes um contato inicial com o exercício da profissão, diminuindo a distância entre o campo de atuação do psicólogo e a sala de aula.

Nesse relatório constam os objetivos, a metodologia, a fundamentação teórica, o local e público, o roteiro da entrevista, a síntese de cada atendimento e as considerações finais obtidas com a prática.

  1. OBJETIVOS
  • Permitir através da vivência, a clara identificação da prática de Aconselhamento Psicológico por estudantes da área da Psicologia, visando o aperfeiçoamento de técnicas e saberes aprendido;
  • Retratar a prática de um Aconselhamento Psicológico, elucidando a importância da sua utilização como um meio de agilizar o atendimento.

.

  1. METODOLOGIA

A atividade foi definida em sala de aula entre a professora da disciplina de aconselhamento, os alunos do 9º bloco de psicologia da Faespi e o professor da instituição de ensino em que foi realizada a prática. Após a explicação da prática pela professora, as equipes foram formadas com 2(duas) alunas: uma aluna orientadora e a outra responsável pela transcrição  do trabalho, também foi definido o dia e horários para cada dupla, de acordo com disponibilidade dos alunos-orientandos.

 Realizada na sala de aula da instituição de ensino localizada na zona norte da cidade de Teresina – PI, reservada exclusivamente para a escuta qualificada do aluno. O atendimento com o aluno S.L aconteceu em dois momentos: o primeiro atendimento foi no dia 02 de junho de 2022 no turno da manhã, com duração em torno de 50 minutos. No início do atendimento, foram realizadas as apresentações e explicitado ao aluno-orientando alguns pontos relevantes para o acontecimento da prática, após o atendimento foi feito a transcrição. O segundo atendimento foi realizado no dia 23 de junho de 2022 no turno da manhã, com duração em torno de 50 minutos, dando continuidade ao atendimento anterior e ao encerrar o atendimento foi feito a transcrição. Foi utilizado papel e caneta para a transcrição do atendimento.

Vale ressaltar que a prática foi de livre demanda.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo SCHEEFFER, 1980, historicamente, o aconselhamento surgiu em conexão com os seguintes movimentos psicológicos renovadores: 1) Fundação de centro de orientação infantil e Juvenil (para pais e filhos) na primeira década desse século. Todavia conforme registra CARL Rogers, o trabalho dessas instituições pioneiras consistia mais no fornecimento de diagnóstico do que propriamente em aconselhamento psicológico. 2) Aparecimento da Orientação Profissional - Quando PARSONS fundou seu Serviço de Orientação Profissional em Boston, em 1909, limitava-se a fornecer aos clientes informações relativas ao mundo profissional; sem haver preocupação com as técnicas de relacionamento entre o orientador e orientando, cujo caráter era estritamente estático. Ainda em 1924 se definia a orientação profissional como o fornecimento de Informações e conselhos sobre a escolha da profissão, baseado na experiência do orientador. Em 1937 adquiria maior dinamismo, quando MEYERS a definia como "um processo de assistir o individuo a encontrar uma profissão adequada ás suas características pessoais”. Nessa época predominava a ênfase na aplicação de testes psicológicos porem já se admitia que a orientação fosse um processo com finalidade de ajudar o orientando a fazer “alguma coisa para si próprio”. 3) A criação de Serviços de Higiene Mental para adultos, inclusive Centros de Aconselhamento Pré- matrimonial. 4) As instituições de Assistência Social que necessitavam dar aos clientes, além de assistência medica e financeira, oportunidades de expressão e alivio de suas cargas emocionais. 5) O desenvolvimento dos serviços de assistência psicológica nas empresas ofereceu um novo campo de aplicação do aconselhamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (203.2 Kb)   docx (229.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com