TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PRÁTICA INTEGRATIVA

Por:   •  28/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITARIO CESMAC

PSICOLOGIA

ARTHUR DE ARAUJO CUPERTINO

RELATÓRIO DE PRÁTICA INTEGRATIVA

MACEIÓ/AL

2020


O presente relatório objetiva analisar a produção acadêmica acerca da contribuição da psicologia escolar na inclusão de pessoas surdas nas instituições de ensino.

A deficiência auditiva independentemente da causa refere-se a uma inatividade no processo natural da audição, comprometendo a capacidade que cada indivíduo tem de ouvir e falar, bem como, na relação social e na comunicação. O indivíduo pode ter a perda auditiva parcial ou total e dependendo do grau também pode ser mensurado com a competência de ouvir a fala (BARRETO; BARRETO, 2014). No âmbito educacional, ao falar de educação inclusiva, é de fundamental importância, que a escola que preza pela mudança para melhoria do processo de inclusão dos alunos com deficiência, passe por certas transformações. Após ponderar quanto ás possíveis formas de inclusão das pessoas surdas nas escolas, e a contribuição do psicólogo escolar, o principal objetivo desse artigo, foram conhecer por meio das literaturas, as atualizações sobre o tema, nas pesquisas científicas e acadêmicas, pelo qual se pôde perceber a importância do psicólogo escolar nas instituições, e o quanto elas necessitam desses profissionais dentro de ensino para o desenvolvimento dos alunos com surdez.

Trata-se de estudo bibliográfico utilizando o método de revisão da literatura para coleta das informações, onde foram reunidos e selecionados estudos publicados em revistas periódicos e artigos científicos. Foram realizadas buscas nas plataformas citadas acima, tendo critérios de inclusão: Serem artigos e teses disponíveis gratuitamente na Íntegra, em português até 2019, foi considerado todas as produções até o presente ano, diante da dificuldade de encontrar estudos que abordassem a temática. Foram excluídos artigos e teses em outros idiomas, disponíveis apenas em plataformas pagas e que não respondessem à pesquisa. Ao total foram encontrados trinta trabalhos que abordavam o tema proposto, dos trinta, cinco foram analisados, visto que, os alguns eram repetidos, sendo assim excluídos e outros não respondiam a pergunta de pesquisa. As buscas das fontes bibliográficas foram realizadas com as seguintes palavras-chaves: Pessoas surdas, Inclusão escolar e Atuação do psicólogo.

A partir do tema escolhido ao realizar esse relatório, foi possível constatar a importância da Psicologia nas escolas para a funcionalidade do acolhimento e acompanhamento de pessoas com surdez e sua inclusão. Para isso, fez-se necessário analisar o processo de inclusão destes indivíduos. Através dessa pesquisa de cunho bibliográfico e sistemático, percebeu-se a carência de literatura sobre a contribuição do psicólogo na escola para a inclusão de educandos surdos. Portanto, é necessária a realização de novas pesquisas para que seja analisado mais profundamente o papel desse profissional no ambiente escolar para a inclusão de pessoas com deficiências, nesse caso as pessoas com surdez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com