TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE TREINAMENTO DO SUJEITO EXPERIMENTAL

Por:   •  24/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.454 Palavras (14 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

RELATÓRIO DE TREINAMENTO DO SUJEITO EXPERIMENTAL

Curitiba

2018

Aline do Amaral Teixeira

Doroti Van Vossen

Mariana Bocuti

Tatiana de Moura

RELATÓRIO DE TREINAMENTO DO SUJEITO EXPERRIMENTAL

Trabalho realizado para obtenção de nota do Estudo Dirigido do 2º bimestre referente à disciplina Análise Experimental do Comportamento do curso de Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná.

Professor docente Carlos Aznar-Blefari.

Curitiba

2018

  1. INTRODUÇÃO

        A Análise do Comportamento é baseada nas ideias de John Watson e posteriormente fundamentada por B.F Skinner. A teoria é estruturada a partir da interação entre componentes comportamentais e ambientais, ou seja, uma resposta é emitida por um determinado organismo e assim provoca uma modificação no ambiente no qual ele esta inserido. Essas consequências, nesse caso, são classificadas como comportamento operante.

Entender o comportamento operante é fundamental para compreendermos como aprendemos a agir da forma a qual agimos.

O comportamento operante é aquele que adotamos a partir de aprendizagem, ou seja, pela seleção por consequências, essa seleção leva em consideração três fatores fundamentais, sendo eles os fatores filogenéticos, ontogenéticos e culturais do individuo/sujeito.

Considera-se que o comportamento é produzido por consequências e também controlado por elas. Algumas dessas consequências aumentam a probabilidade de o comportamento voltar a ocorrer, no caso são chamadas de reforço, já outras diminuem sendo então a punição, e por fim temos a extinção que como o próprio nome já diz, extingue um comportamento.

Outro método que permite que o sujeito aprenda um comportamento novo a partir de aproximações sucessivas e de reforços diferenciais,  é a modelagem, e o que torna a modelagem efetiva é a variabilidade do comportamento. Para modelar um comportamento no procedimento de aproximações sucessivas reforça-se o comportamento.

        O reforço seja positivo ou negativo, é um tipo de consequência que aumenta de alguma forma a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ser repetido e automaticamente diminuiu a frequência de outros comportamentos. Quando suspendemos esse reforço, verificamos que a probabilidade desse comportamento ocorrer ira diminui. Esse procedimento e o processo decorrente dele são conhecidos como extinção operante.

        A extinção tem como resultado a gradual diminuição da frequência de ocorrer o comportamento, ela consiste na suspensão do reforço de um determinado comportamento, nem todo o comportamento que passou por um processo de extinção, ira desaparecer,  pode sim, se repetir uma vez que foi aprendido.

Dentre as teorias analisadas por Skinner, temos a do Estimulo Discriminativo, a qual o sujeito em um ambiente x apresenta certo comportamento por discriminar que será reforçado de alguma maneira. Em contrapartida temos o Estimulo Delta, o qual o sujeito em um mesmo ambiente x apresenta um outro tipo de comportamento pois discriminou que será punido dependendo do comportamento que emitir.

Portanto, o presente relatório trata de um experimento a se realizar com um sujeito experimental (cachorro da raça Golden Retriever, nomeado de ZÉ) e tem como um dos principais focos demonstrar de forma pratica as seleções de comportamento através de reforço positivo e negativo, reforço continuo, modificações no ambiente caracterizadas por estímulos discriminativo e estímulos delta,  dentre ouros fatores comportamentais que influenciam na forma como o mesmo se comporta frente a determinadas situações em um ambiente no qual ele esta inserido, ou seja, em uma chácara na cidade de Campo Largo, onde o mesmo reside desde seu resgate.

1.2 História da Raça Golden Retriever

A raça Golden Retriever foi criada originalmente na Escócia, em meados do século 19. Nessa época, a caça de aves selvagens era um esporte muito popular entre os aristocratas escoceses, porém os cães que acompanhavam os caçadores durante as caçadas não eram considerados aptos para recuperar a caça abatida em água e em terra. Como o esporte era praticado em regiões pantanosas, cercadas por rios e lagos, os cães deveriam demonstrar aptidão para recuperar a caça tanto em terra quanto na água.
Com esse objetivo, os melhores spaniels e 
cães d'água foram cruzados com os retrievers existentes na região. Mais adiante, o resultado desses cruzamentos culminou na criação da raça Golden Retriever como conhecemos hoje. A cruza original se deu entre um retriever de cor amarela e uma fêmea do extinto Tweed Water Spaniel, que era comum naquela região. Os filhotes desse cruzamento se tornaram a base do programa de criação, que incluiu ainda outras raças durante o processo de aprimoramento genético, como o Cão D'Água de São João (raça que deu origem ao Labrador Retriever), o Setter Irlandês e outros retrievers.

A raça Golden Retriever foi finalmente reconhecida pelo Kennel Clube Inglês em 1911, com o nome de Retriever (Golden and Yellow). Quatorze anos mais tarde, a raça foi reconhecida também nos Estados Unidos.

1.3 Temperamento da Raça

Desenvolvido para desempenhar funções relacionadas a atividades de caça, o Golden Retriever é um cachorro inteligente, obediente e está apto a realizar as mais diversas funções. Adora a água instintivamente, devido a sua história e utilização original como recuperador de caça em ambientes aquáticos. Considerado um cachorro extremamente inteligente e de fácil adestramento, o Golden Retriever possui faro e visão muito apurados, características que aliadas a sua notável inteligência, vontade de aprender e capacidade de concentração, o tornou apto a desempenhar outras funções além de suas atividades originais. Pode ser utilizado hoje em dia como cão farejador, de salvamento, cão guia e, é claro, cão de companhia.

Trata-se de uma raça de cachorro amável, simpático e confiante. É dócil, afetuoso e faz novas amizades com extrema facilidade. Costuma aceitar carinho de qualquer pessoa, tanto dos mais próximos à família, quanto de pessoas estranhas, o que não faz do Golden Retriever um bom cão de guarda. É um cachorro muito ativo, cheio de energia e brincalhão. Adora a companhia dos donos e são especialmente pacientes e tolerantes com as crianças. É um cão conhecido por ter um alto grau de sociabilidade, e costuma se dar muito bem com outros cães e demais animais domésticos. Os filhotes da raça Golden Retriever são alegres, brincalhões e muito ativos. Ficam sempre por perto, e adoram correr e brincar com os seus donos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com