TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA – UDA de Psiquiatria do HUPE-FCM/UERJ

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

Visita Técnica realizada no UDA de Psiquiatria (Unidade Docente-Assistencial de Psiquiatia) com a psicóloga Mônica **********, promovida pelo curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá. Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina Psicopatologia I, orientado pela professora S. ***********

A Unidade Docente-Assistencial de Psiquiatria é uma unidade do Hospital Universitário Pedro Ernesto que possui atividades de ensino, assistência e pesquisa realizados por uma equipe multidisciplinar, que conta com médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistente social e alunos da pós-graduação.

A recepção de paciente na unidade é dada pelo SISREG, que é um sistema criado para o regulamento, para um controle, dos recursos hospitalares. Através desse sistema permite-se a inserção da oferta e a solicitação, pela rede básica, de consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade. Essa é uma ferramenta fornecida pelo Ministério de Saúde de forma gratuita sendo sua utilização não compulsória, como forma de auxiliar na regulação do acesso.

O paciente pode ser recebido na unidade também pela “sala de acolhida”. O paciente pode chegar por um encaminhamento direto do Hospital Pedro Ernesto ou para ser atendido na Sala de Acolhida é preciso marcar previamente, essa marcação é feita pessoalmente por ordem de chegada podendo ir o próprio interessado ou um familiar, as marcações são feitas toda a semana e são limitadas.

Para ser encaminhado para a sala de acolhida é necessário uma avaliação, a mesma não é uma consulta médica e nem início de um tratamento, mas sim, uma entrevista com a equipe do ambulatório da UDA de Psiquiatria, normalmente possui um médico psiquiatra e uma assistente social ou um psicólogo. Nesta entrevista, a pessoa deve falar o motivo da procura do Ambulatório. Nesse momento vai ser decidido se a pessoa vai necessitar de um acompanhamento ou se é melhor ela ser encaminhada para outro setor ou programa de tratamento.

O Atendimento desses pacientes é feito por alunos em formação, especializando em psiquiatria. Sendo supervisionados por psicólogos. Esses alunos vão acolher um paciente e fazem o acompanhamento desse indivíduo. Vale frisar que não existe porta aberta para psicoterapia na instituição, não existe um setor para esse atendimento, quando é necessária a psicoterapia eles são encaminhados para uma Clínica da Família ou um CAPS, de acordo com a regionalização.

A psicóloga Mônica ********** trabalha na instituição na parte do PESUERJ (Programa Espaço Servidor da UERJ), é um programa que visa atender trabalhadores da UERJ em sofrimento psíquico através de uma terapia breve, seu referencial teórico. A equipe de atendimento é multiprofissional, composta por psicólogos, enfermeiros, médicos e assistente social. Mas atualmente esse programa está muito debilitado, não a reposição de cargo, então hoje a equipe conta com dois psicólogos e um psiquiatra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (29.6 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com