TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO - Filme CISNE NEGRO

Trabalho Universitário: RELATÓRIO - Filme CISNE NEGRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  3.111 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO – Filme CISNE NEGRO

O Filme relata a história de Nina é uma bailarina que ganha o papel principal na peça “O Lago dos Cisnes”. Na história, uma princesa que se transforma em um cisne branco e precisa do amor sincero de um príncipe para retornar à vida humana. O príncipe, porém, se enfeitiça pelo Cisne Negro, que apesar de dissimulado apresenta o poder da sedução. O Cisne Branco se suicida diante do fato. É a morte do amor idealizado.

Thomas, diretor de balé, está à procura de uma nova estrela para desempenhando o papel de a Rainha dos Cisnes. A dança meticulosa de Nina é perfeita para o papel do Cisne Branco, mas ela também deve ser capaz de reproduzir o Cisne Negro, um papel que exige a bailarina sexualidade. O estilo frígido de Nina não é adequado para o Cisne Negro, mas o diretor a escolhe como a Rainha dos Cisnes de qualquer maneira. Ele sabe o que ela tem dentro dela, e ele vai trazê-lo para fora.

Nina nasceu para fazer o Cisne Branco, pois é uma menina completamente castrada, vive com a mãe, uma mulher arrogante que lhe controla toda a sua vida, a impressão que ela transmite é de que sua filha é propriedade única e exclusiva dela. Nina tem um quarto cor de rosa, cheio de bichos de pelúcia e demonstra uma pureza completa. Sua ligação com o sexo é infantil e imaturo.

À mãe de Nina, uma bailarina aposentada que não conseguiu se tornar uma estrela justificando que largou tudo para cuidar de sua filha quando nasceu e por essa frustação joga a culpa em Nina, agindo mais como uma manipuladora de controle mental, do que como uma mãe. Ela mantém rígido controle sobre todos os aspectos da vida de Nina que é totalmente submissa a sua mãe.

O Cisne Negro é o id, a parte inconsciente e que só se interessa pela satisfação do prazer. O Cisne Branco é o superego, o discurso da mãe que ficou colado à sua imagem. Nina não possui um ego. O superego construído pela mãe sádica faz dela um ser sem vida, um boneco de ventríloquo que responde as vontades maternas, pois não tem personalidade própria, nem é a menina meiga e nem a malévolo Cisne negro por que é apenas uma marionete da mãe.

Para conseguir enxergar esse lado obscuro, o diretor Thomas a intimida, a provoca para que o seu lado negro surja. Sem a figura paterna, Nina sente ali a presença masculina que pode cortar a relação doentia com a mãe. Seria como a resolução de um Complexo de Édipo tardio, com a interferência de um homem mais velho.

Em um ponto, o diretor Thomas diz Nina:

"A perfeição não é apenas controle. É também sobre o desapego. Surpreenda-se para que possa surpreender o público. Transcendência. Muito poucos têm isso neles”.

Assistindo a dança Nina, mais tarde ele diz:

"Eu sabia que o Cisne Branco não seria um problema. O verdadeiro trabalho seria a sua metamorfose em sua irmã gêmea do mal".

O trabalho do diretor é criar uma nova Nina, agressiva e sexual. Ele, portanto, torna-se manipulador de Nina considerando que a mãe "programou" sua filha para ser uma bailarina submissa que nunca questiona sua mãe.

Para se tornar um Cisne Negro, Nina deve ser capaz de ser um pouco confortável com o sexo, e até mesmo se divertir. Então o diretor dá lição de casa a Nina: "tocar a si mesma"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com