TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO DO FILME: CISNE NEGRO

Por:   •  30/5/2018  •  Artigo  •  1.880 Palavras (8 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 8

CISNE NEGRO

O filme, Cisne Negro constrói o drama de Nina Sayers, se trata de uma garota doce filha de uma bailarina aposentada que deposita em sua filha Nina Sayers todas as suas ambições. Ela acredita que a gravidez lhe roubou o estrelato, e agora a filha fará o que não conseguiu.

Após se escolhida como a bailarina principal na apresentação da temporada de O Lago dos Cisnes, Nina passa a se dedicar aos ensaios de forma integral, sendo cobrada pela sua mãe e pelo diretor um perfeccionismo quase inatingível.

Segundo o diretor, Nina é perfeita para o puro e casto cisne branco, mas não tem a sensualidade exigida para interpretar o cisne negro, para piorar a tensão a nova bailarina que entra na companhia tem a sensualidade e a liberdade exigida para viver o cisne negro.

A PSICOPATOLOGIA

AUTOMUTILAÇÃO

Logo no início do filme 00:04:30 min, a mãe de Nina a ajuda a vestir um casaco, e nota um arranhão nas costas dela, ela então pergunta o que é aquela marca, e Nina responde que não é nada. No decorrer do filme 00:38 min, enquanto a mãe de Nina está despir ela vê o arranhão maior, fica irritada com a filha então pergunta se ela teria voltado a se arranhar novamente a filha nega então a mãe diz "pensei que estivesse largado esse abito nojento." Puxando-a para o banheiro e cortando todas as suas unhas

De acordo com a bíblia escrita por Dalgalarrondo, esse pode ser um sintoma de AUTOMUTILAÇÃO, o DSM-V define a automutilação como qualquer comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio. As formas mais frequentes de automutilação são cortar a própria pele, queimar-se, bater em si mesmo, morder-se e arranhar-se.  

ALUCINAÇÃO AUTOSCÓPICA

Aos 00:14 min de cena, durante o ensaio, Nina é pressionada pelo diretor a executar o melhor possível os movimentos, quando de repente outra bailarina chamada Lili entra por um porta, então o diretor passa a direcionar a sua atenção a Lili, Nina observa a entrada de Lili perde a concentração e erra. Ela então pergunta ao diretor se deve continuar com a dança, e ele diz que não. Ela então vai embora com semblante triste.

No decorrer da cena, Nina passa em um banheiro e vomita. Ainda no caminho, ela recebe uma ligação da mãe, a qual ela não atende. No mesmo instante em que rejeita a ligação da mão, Nina avista uma menina num corredor vestindo roupas pretas, ela para assustada, mas continua andando, e ao cruzar com essa outra menina Nina vê a si mesmo no rosto da outra menina. Uma cena semelhante acontece quando a personagem deita numa banheira e fecha os olhos, assim que abre ela vê ela mesma a observando 00:50 min.

ALUCINAÇÃO AUTOSCÓPICA

Em geral é uma alucinação visual na qual o indivíduo enxerga a si mesmo, vê o seu corpo, como se estivesse fora dele contemplando-o. É associado a epilepsia, lesões do lobo parietal e esquizofrenia.

ILUSÃO 

Aos 00:30 Nina está numa festa da companhia de balé onde Tomas anuncia a aposentadoria de Beth e a conquista de Nina pra a rainha dos cisne, enquanto ele anuncia ela nota que a pele próxima a unha esta ferida, ela vai até o banheiro verificar o ferimento e ao mexer nele vai puxando parte da cutícula e acaba por tirar uma parte da pele do dedo, Nina então lava o ferimento pra conter o sangramento, porém, quando ela olha novamente pra o dedo o ferimento nota que o ferimento nunca esteve lá.

Esse caso pode se caracterizar por um quadro de ILUSÃO, já que sabemos por meio do Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais que a ilusão se caracteriza por uma percepção deformada de um objeto real.

ALUCINAÇÕES VISUAIS COMPLEXAS ou CONFIGURADAS

00:57 min, Lili convida Nina pra sair, as duas saem, conhecem e se envolvem com dois rapazes, fazem uso de psicoativos. Ainda no táxi, voltando pra casa, Lili masturba Nina, mas logo é interrompida pela mesma. Nina chega em casa com Lili, ambas aparentemente bêbadas, questionada pela sua mãe, Nina diz que "foi a lua, bebeu, transou com os dois rapazes", a mãe de Nina dá um tapa na cara dela e manda que ela cale a boca, Nina então corre para o quarto com Lili, e põe uma tabua atrás da porta pra que sua mãe não entre. Nesse momento ela se vira para Lili e a beija, as duas vão para a cama e começam a transar, durante a transa, Nina vê suas coxas com um aspecto de uma ave e tem a mesma sensação com o resto do corpo, vê também a tatuagem de Lili ganhando forma de asas, e por fim Nina vê a sim mesmo no rosto de Lili onde ela a chama de "garota doce".

Na manhã seguinte quando Nina acorda atrasada e encontra com Lili no ensaio, e a questiona do por que Lili foi embora e não a acordou, quando então Lili revela que não dormiu com ela.

01:33 min. Ao entrar no camarim, Nina vê Lili vestida de cisne negro, e começa a depreciar a apresentação de Nina e diz que ela não vai conseguir. As duas começam uma discussão e quando Lili se levantar da cadeira, Nina passa e ver a si mesma no lugar de Lili vestida de cisne negro, as duas (Ninas) entram em luta corporal, e Nina, até então vestida de cisne branco, joga o cisne negro contra o espelho fazendo com que ele se quebre e o cisne negro desmaie. Porém quando Nina se aproxima do cisne negro no chão, ele a segura pelo pescoço e diz que é a sua vez, Nina pega um pedaço de vidro do espelho e fura o cisne negro na barriga, nessa hora ela vê Lili como cisne negro, e diz para o cisne negro “é minha vez”. Nina pega o corpo de Lili e arrasta para o banheiro do camarim e a deixa lá. Nesse momento ela começa a “sentir” o cisne negro no seu corpo, seus olhos vão ficando vermelhos, ela se veste de cisne negro e vai pro palco, onde as alucinações aumentam. Nina passa a ver seu corpo se transformando, em seus braços crescem penas passando a ter um aspecto de asas do cisne negro. Até que até o final da dança ela consegue ver a transformação completa do cisne negro em si mesma.

Ainda na sequencia dessa cena, aos 01:38 min. Ao retornar ao camarim, Nina vê o espelho quebrado e o sangue de Lili escorrendo por baixo da porta, onde ela põe uma toalha. Nina então se senta ainda no camarim para retirar a maquiagem, quando alguém bate na porta, quando ela abre leva um susto ao ver Lili, que a elogia pela apresentação. Nina fecha a porta volta ao camarim e olha no banheiro onde não vê mais corpo nenhum, ela então para e vê que está com um ferimento sangrando na barriga, de onde ela retira um pedaço de vidro do espelho que ela achava ter ferido Lili. Nina então termina a maquiagem de cisne branco e volta para finalizar a apresentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com