TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Filme Cisne Negro

Por:   •  1/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho realizaremos uma análise psicanalítica do filme ganhador do Oscar, Cisne Negro, tendo Nina Sayers, (Natalie Portman) como a personagem principal. Ele relata a vida de uma bailarina em uma famosa companhia de dança nova iorquina, onde desempenhará o papel principal em uma peça chamada Lago dos Cisnes, obra de Tchaiakovsky, dirigida por Thomas Leroy, seu mentor. Sua obsessão pela perfeição, reforçada também pela sua mãe, frustrada pelo não sucesso de sua carreira artística como dançarina de ballet clássico.

Nina, após ser escolhida como protagonista da peça, inicia um conflito em sua mente com Lilly (Mila kunis), sua companheira de espetáculo, acreditando que esta tomaria seu lugar na apresentação. Esta rivalidade criada pela bailarina principal e seus conflitos internos em relação ao desempenho dos dois papeis de Cisne Negro e Branco, expõem uma vivência dualística e externa a predominância de seu lado obscuro, desencadeados pela convivência com Lily, representando o ID. O que Nina acreditava ser sua real personalidade vem à tona.

Por uma análise psicanalítica, baseada nas teorias de Sigmund Freud, podemos perceber uma manipulação materna exacerbada, por meio de uma repressão sexual e um tratamento superprotetor, negando a autonomia de Nina e impondo tratamentos infantis à jovem. A frustração da mãe advém da interrupção de sua carreira artística pela sua gravidez.

Além dessas questões maternas e sua busca pela perfeição, representando o ego e superego, o que a sobrecarregam, Nina começa a manifestar sinais de automutilação, coçando constantemente as cutículas e suas costas, o que levam ao sangramento de sua pele. Esses sintomas também são acompanhados por frequentes delírios e alucinações.

 

2. DESENVOLVIMENTO

De acordo com  as teorias da psicanalise abordadas por Sigmund Freud, analisando a personagem Nina Sayers, a trama já se inicia com um sonho onde ela se apresenta magnificamente como o Cisne Branco no espetáculo ‘’Lago dos Cisnes’’ que segundo Freud  podiam ser uma rica fonte de material emocional significativo, além de conter pistas para as causas subjacentes de um distúrbio. ‘’Muito provavelmente os sonhos eram resultantes de algum fato da mente inconsciente’’(SCHULTZ e SCHUTZ ,2019,p.331) que contém os nossos desejos reprimidos.

Segundo Freud, esses desejos reprimidos expressos no sonho podem acorrer em dois níveis: conteúdo manifesto que é apresentado como uma verdadeira história por meio das lembranças, Nina vivia diariamente uma rotina de ensaios e tensão pela definição  de papéis. Seu conteúdo latente,  que é o sentido simbólico ou oculto,  que revela o verdadeiro significado dos sonhos , demonstra seu desejo reprimido de ser escolhida como protagonista do espetáculo, o Cisne Branco.

 A relação da mãe com a bailarina era projetiva, queria realizar seus sonhos por meio da filha, pois também fora bailarina antes e interrompeu sua carreira com a gravidez. Seus cuidados com a filha eram extremos, ajudando-a a se vestir e despir, utilizando uma rotina e linguagem ainda infantis como o uso de uma caixa musical na hora de dormir, a utilização de palavras positivas e motivadoras, como a expressão ‘’garota doce’’ e ‘’minha Nina’’, algo que causava incomodo na garota. Ela vive os conflitos da passagem da infância, submissa e reprimida, para a vida adulta. Nina sempre seguiu os passos da mãe, reprimindo sua própria vontade. Mesmo assim ela buscava a perfeição em cada passo, queria se tornar a primeira bailarina do corpo de balé.

Para Freud, existem três níveis de personalidade, o id, ego e o superego. O id está relacionado aos instintos primitivos, o ego é responsável  pelo controle desses instintos, o superego que é o aspecto moral da personalidade, produto da internalização dos valores e padrões recebidos dos pais e da sociedade. Nina vive em constante conflito com seu ego,  busca nele  retardar os ímpetos agressivos e sexuais do id, tentando perceber e manipular  a realidade para avaliar suas tensões e lidar com a busca do superego, alcançar a perfeição de ser a melhor bailarina da companhia. Para isso não mede esforços para essa conquista, ensaiando exaustivamente, sempre questionando seu mentor, que a coagia a manter relações sexuais para melhor

expressar seus sentimentos, inclusive sugeriu que ela se masturbasse já que era virgem. Entretanto, ela nunca se submeteu a isso.

Nina apresentava uma ansiedade neurótica diante dos perigos potenciais inerentes a satisfação dos instintos do id utilizando mecanismos de defesa como a negação inconsciente da realidade, evidenciando estágios psicossexuais segundo a teoria psicanalítica.  ‘’O ego é, portanto, pressionado em três lados, ameaçado por perigos persistentes do id, da realidade e do superego. Quando o ego se torna gravemente estressado, o resultado inevitável é o desenvolvimento da ansiedade’’(SCHULTZ E SCHULTZ, 2019 p.342).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (105 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com