TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Cultura:Cisne Negro

Artigo: Atividade Cultura:Cisne Negro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 3

O filme trata -se da busca pelo autoconhecimento.

Assisti ao filme e percebi que havia muito mais a se enxergar , mais profundo, que vai além do óbvio.

Trata se de uma filha com uma mãe repressora, protetora ,que sempre vemos nos casos de mães que querem realizar seus sonhos através dos filhos.

Pude perceber que quando o cisne era branco(bailarina) era a busca pela perfeição, o medo de errar, a autopunição, o lado reprimido do ser, o controle da raiva escondida , desejos abafados pelos julgamentos de certo e errado, a negação.

Quando o cisne era o negro(bailarina), o lado negro ocultado por uma perversidade, a loucura, o diálogo interno, os desejos mais profundos, os segredos de luxúria, a vontade de expressar tudo que não é permitido pelo super ego.

A personagem vive uma luta interna, uma dualidade entre aceitar e acolher sua sombra contra toda uma educação baseada na repressão vinda por parte da mãe.

O lado meigo, delicado e doce, contra o medo de parecer uma pessoa ruim, incompatível ao mundo em que vive.

No meu entendimento, quase todo o filme, passa-se na mente de Nina, um padrão mental que reflete todos os demônios internos, todas as cenas foram vividas em sua mente.

Existe o personagem do coreógrafo,que instiga, provoca, tenta, seduz, mexe com os desejos mais íntimos de uma mulher reprimida, com o intuito de ajudá-la a se desbravar, a se conhecer, a se aceitar como uma mulher completa, inteira e livre. A força do masculino abrindo caminhos para a expressão da energia sexual, o instinto dançando livremente através de um corpo aparentemente frágil.

Sua sombra, seu espelho(amiga). tudo que a personagem nega em si mesma,a liberdade que ela gostaria de ter , a expressão dos desejos ocultos, a coragem, o outro lado da moeda, o seu inconsciente que fere, causa insegurança, ciúmes, competição, comparação, a luxúria, a vaidade, a paixão, a força sexual, a quebra de padrões, a alegria, uma alma livre de preconceitos e julgamentos.

Os conflitos e ao mesmo tempo a identificação com a amiga, a dificuldade de ver em si mesma tudo que a incomodava na outra,uma mistura de amor e ódio, repulsa e desejo.

Depois de ter vivido intensamente na sua imaginação todos os conflitos da sua sombra refletida através da amiga, Nina consegue quebrar a projeção, o espelho.

Na cena onde ela quebra o espelho e supostamente mata a amiga,ela passa pela aceitação, ela está matando sua negação, acolhendo o que é seu, reconhecendo em si tudo o que a amiga representa.

No mesmo instante em que quebra o espelho, Nina abraça seu lado escuro, aceitando, acolhendo e tornando-se inteira. Incorpora o cisne negro dentro de si com tudo que lhe pertence.

A raiva se transforma em força, o ciúme em segurança, a alma se torna livre para dançar e expressar em sua plenitude,verdadeiramente livre.

E quando no espetáculo da morte do cisne branco Nina se mata com um pedaço de espelho, na verdade ela está representando a morte do ego, a sua libertação.

6- Qual a relevância da atividade em sua formação?

Acho que só através do centro emocional, da aceitação, da vivência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com