TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO ENTRE COMUNICAÇÃO E PSICOLOGIA

Artigo: RELAÇÃO ENTRE COMUNICAÇÃO E PSICOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Artigo  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 4

A RELAÇÃO ENTRE A COMUNICAÇÃO E A PSICOLOGIA.

Resumo: Este artigo discorre sobre a comunicação como ferramenta para compreensão do comportamento humano na sociedade desde os tempos antigos até os atuais, auxiliando a psicologia no desenvolvimento de novas pesquisas.

Palavras Chaves: Psicologia, Comunicação.

Um processo de comunicação consiste na correta transmissão de informação e exerce sobre o receptor um efeito. Este resultado da comunicação é o que podemos chamar de realidade. Sabemos que quando entramos neste assunto, há uma complexidade de fatores que vêm sendo estudos no decorrer dos tempos. Comunicação e Psicologia sempre estiveram intrinsecamente relacionadas.

Vamos encontrar a evolução nesta forma de entender a comunicação humana na, nos princípios sociais, que entende que entende que é através da relação com o outro, em que um processo de trocas comunicacionais é exercido e, portanto de onde construímos nossos sistemas de valores e crenças.

Tal compreensão da comunicação vem refletindo profundas modificações na esfera da Psicologia e nos modos de interação humana. A comunicação é uma das coisas mais antigas que pertence aos seres humanos, vemos a atenção e o interesse desta no processo de evolução do ser humano. Talvez com a necessidade da expansão do conhecimento, o confronto com as divergências, a necessidade de resolução de conflitos e problemas num espaço de tempo menor, a necessidade vital de aumentar as possibilidades de ampliar e transmitir as mensagens, fez com que as ciências voltassem os interesses sobre este assunto.

Principalmente quando vemos que um dos princípios básicos da comunicação é a possibilidade de estabelecer um diálogo que é constituído com base nas emoções, e que esta resulta da participação comum das interações recorrentes, faz com que nos aproximemos de uma compreensão da comunicação virtual que cada vez mais vem ocupando espaços na nossa realidade.

Neste sentido estamos falando de uma troca de mensagens com uma rede que se estende em todas as direções. Com isto, uma profunda transformação nas mudanças de pensamento e valores se apresenta, uma nova visão de mundo como um todo integrado e não como uma simples somatória de partes isoladas. É neste momento que vimos a necessidade da Psicologia e Comunicação, mais uma vez se aproximarem do mundo virtual que vem refletindo a expressão da mais recente forma de comunicação humana e da rede de relações que se estabelecem dentro de redes, não havendo hierarquias, nem acima nem abaixo, havendo somente redes aninhadas dentro de redes.

Estamos falando de um processo relacional, inserido dentro de um processo de comunicação junto às novas tecnologias, que faz necessário ser parte integrante da atuação psicológica bem como do campo de estudos da Psicologia. E também com isso, cabe refletir a respeito de como estas inovações podem ser inseridas dentro do mundo acadêmico. É amplamente conhecido que a tecnologia vem trazendo uma mudança substancial nos assuntos que dizem respeito às condições humanas. A tecnologia no século 20 tem servido, numa expansão particular e de complexidade no crescimento do potencial para as relações sociais.

Estamos falando do telefone, o automóvel, rádio, meios de comunicação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com