TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA DO LIVRO: Adolescência Normal - Um enfoque psicanalítico

Por:   •  6/9/2018  •  Resenha  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  2.006 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE GUANAMBI- CESG[pic 1]

FACULDADE GUANAMBI-FG

Luiz Otávio Magalhães Monção

RESENHA CRITICA DO LIVRO:

Adolescência Normal: Um enfoque psicanalítico

Guanambi-Bahia

2015

Luiz Otávio Magalhães Monção

RESENHA CRITICA DO LIVRO:

Adolescência Normal: Um enfoque psicanalítico

Trabalho acadêmico a ser entregue a Faculdade Guanambi como parte das exigências da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento na Adolescência do curso de Psicologia, 3º Semestre, Noturno.

 Orientador: Professor Wesley Valadares

Guanambi-Bahia

2015

Adolescência Normal: Um enfoque psicanalítico

Autores:

Arminda Aberastury e Mauricio Knobel

     Entrar no mundo desejado e temido dos adultos é para o adolescente a perda definitiva de sua condição de criança. As mudanças psicológicas que são produzidas nesse período, correlacionam com as mudanças corporais, levando a uma nova relação com os pais e com o mundo, isso é provocado lentamente e doloroso pela elaboração dos lutos, o luto pelo corpo de criança, pela identidade infantil e pela relação com os pais da infância.

     A adolescência é um período de contradições, confuso, doloroso, caracterizado por fricções com o meio familiar e social esse quadro é confundido com crises e estados psicológicos. Na adolescência vivemos em função do prazer e a ânsia de alcançar um novo status. Também somo conduzidos a um refugio no mundo interno para poder se relacionar com o passado e para enfrentar o futuro.

     Um período em que o adolescente se apresenta como vários personagens é uma combinação de corpos e identidade. Os pais tem que se desprender do seu filho criança e evoluir para uma relação com o filho adulto, que impõe renuncias de sua parte. Ate os dias atuais o estudo da adolescência se centraliza somente no adolescente, isso se torna incompleto se não for levado em conta a ambivalência e a resistência dos pais em aceitar o processo de crescimento do filho.

     Na adolescência o lado biológico vai impondo mudanças e a criança e os pais devem aceitar que o corpo infantil esta se perdendo para sempre. Nem os pais nem a criança poderá recurar esse corpo. O adolescente começa a sentir que deve planejar a sua vida, controlar as mudanças, precisa adaptar o mundo externo as suas necessidades. Toda adolescência tem características individuais, do meio cultural, social e histórico desde sua manifestação.

     Devemos considerar a adolescência como um fenômeno especifico dentro de toda a historia do desenvolvimento de ser humano, o adolescente passa por desequilíbrios e instabilidades, mostrada nos períodos de timidez, desinteresse ou apatia, conflitos afetivos, crises religiosas, condutas sexuais, entre outras, tudo isso é o que podemos chamar de uma síndrome normal da adolescência. Esta síndrome como outras também possui alguns sintomas que se manifestam no adolescente. Essa síndrome trata-se de um fenômeno que permite apreciar a expressão da conduta e determinar as características da identidade e do processo adolescente.  

     Tanto as modificações corporais que não são controláveis como os imperativos do mundo externo que exige do adolescente novas pautas de convivência são vividas, no começo, como uma invasão. A elaboração dos lutos conduz a aceitação do papel que a puberdade lhe destina, durante o luto surgem defesas com finalidades a negar a perda da infância.  

     Só quando o adolescente é capaz de aceitar os aspectos de criança e de adulto pode começar a aceitar as mudanças do seu corpo, é na busca da identidade que aparecem patologias que podem ser confundidas uma crise por um quadro psicopático. O adolescente é um ser que quebra em grande parte as suas conexões com o mundo externo. A conquista da identidade e a independência leva o adolescente a integrar no mundo adulto e agir com uma ideologia coerente dos atos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com